CITCOM – Cidadania, Cultura e Memória
Coord: Elsa Peralta
Palavras-chave:
- Cidadania, (trans)nacionalismos, (pós)colonialismos e identidades.
- Produção cultural, representação e comunicação.
- Memória, património e história.
- Cultura visual, cinema e media digitais.
- Cidades, mapas, fronteiras e mobilidades.
O CITCOM é um Grupo de Investigação que se debruça sobre os processos culturais e comunicativos das sociedades modernas e contemporâneas, através dos quais identidades, memórias e os projectos de cidadania são institucionalizados, negociados e disputados. O Grupo segue uma abordagem teórica e empiricamente fundamentada para o estudo de processos culturais globais e tem em consideração especificidades históricas, estruturas socioculturais e relações de poder
O CITCOM caracteriza-se, assim, por um aparato epistemológico e metodológico amplo e flexível, combinando a análise textual e visual com a investigação arquivística, a investigação sociológica e historiográfica, a etnografia e a prática artística, centrando-se num vasto leque de artefactos, processos e meios de comunicação, que incluem: o texto escrito e editado, o filme, a fotografia, e as artes visuais, paisagens sonoras e relatos orais, práticas culturais ou conteúdos digitais, entre outros.
Em 2023, arrancaram os Seminários de Investigação CITCOM, que pretendem dar a conhecer o trabalho de investigadores do grupo ou de investigadores com os quais os membros do grupo se relacionam, promovendo a discussão entre pares e novos caminhos de pesquisa e análise.
No quadro das comemorações dos cinquenta anos da revolução portuguesa, o CITCOM organiza também um ciclo de seminários intitulado 50 anos de Abril: Cidadania, Cultura e Memória.
Por ocasião do congresso "Cravos para todos? A memória da Revolução dos Cravos no século XXI", que se realizou na Technische Universität Chemnitz, Alemanha, nos dias 25 a 28 de Setembro de 2024, teve lugar um encontro entre estudantes de Portugal e da Alemanha, especialmente de Lisboa, Coimbra e Chemnitz. O principal objetivo deste encontro foi gerar um intercâmbio entre estudantes de diferentes universidades, disciplinas e graus e ativistas, que trabalham a partir de uma perspetiva crítica comum: o pós-colonial. Este encontro faz parte de uma cooperação entre as investigadoras Doutora Ana Troncoso da Universidade de Chemnitz e a Doutora Elsa Peralta da Universidade de Lisboa, iniciada em 2022 com o simpósio Iconoclasmo Decolonial: Cidade - Memória - Participação. Este encontro alarga esta cooperação com a participação da Doutora Doris Wieser e de estudantes da Universidade de Coimbra. O encontro foi financiado pelo DAAD e pelo Instituto Camões. https://www.tu-chemnitz.de/phil/iesg/professuren/swandel/forschung/tagungen/nelken/austausch.html.pt
O Grupo CITCOM organiza as suas actividades através de 5 sub-grupos de investigação.
Subgrupos
Legados do Império e do Colonialismo em Perspectiva Comparada
Pretende abordar as muitas formas pelas quais o passado colonial ainda continua presente tanto nos antigos países colonizados como nos centros colonizadores europeus. Este sub-grupo acolheu dois projectos de investigação financiados pela FCT (Narrativas de Perda, Guerra e Trauma: Memória Cultural Portuguesa e o Fim do Império - IF/01530/2014 e O Império Colonial Português e Cultura Popular Urbana: Comparando Visões da Metrópole e das Colónias (1945-1974) - PTDC/CPC-CMP/2661/2014) e acolhe actualmente um terceiro Projecto financiado (Constelações de Memória: Um Estudo Multidirecional da Migração e Memória Pós-colonial- PTDC/SOC-ANT/4292/2021). Também opera o arquivo digital Traços da Memória (http://tracosdememoria.letras.ulisboa.pt/pt/)
Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos
Trabalha sobre cinema e audiovisual, considerando também outras formas de produção visual contemporânea. Segue uma abordagem crítica às preocupações, desafios e configurações contemporâneas, tais como migrações, continuidades coloniais, racialização, lutas anticoloniais, nacionalismo, género, natureza e ecologia. Adota uma perspetiva interseccional e tem em conta discursos e práticas audiovisuais em contextos transnacionais, atentando às deslocações históricas e contemporâneas de teorias, temas e produtos, considerando, ao mesmo tempo, as condições específicas que estruturam a produção da imagem em movimento.
Pós-Arquivo: Política da Memória, Lugar e Identidade
Tem um programa multidisciplinar na abordagem a questões de memória, diáspora e história em relação aos movimentos migratórios contemporâneos e às paisagens urbanas de África e Europa ligadas à colonização portuguesa e à queda do Império colonial. Desde o seu início, em 2015, tem gerado numerosos seminários, palestras, publicações, exposições e actuações, realizados em parceria com o Hangar - Centro de Investigação Artística. Entre as publicações, a mais notável é a série Atlântica publicada pela Hangar Books, uma coleção centrada nos artistas contemporâneos de países colonizados por Portugal e suas diásporas. Este sub-grupo criou uma plataforma web (https://postarchive.org ) que reúne e compila documentos, vídeo, recursos áudio e fotográficos sobre o estudo das realidades urbanas pós-coloniais presentes nas cidades de Lisboa e Luanda, Maputo, Praia e São Tomé, e também opera o arquivo ArtAfrica (http://artafrica.letras.ulisboa.pt/en/ ).
Cidadania, Media e Produção Cultural
Foi criado em 2022 e visa uma interpretação aprofundada de duas grandes áreas de investigação que são definidas no quadro de processos modernos e contemporâneos de elaboração cultural, ligados a estruturas políticas, comunicativas e socioculturais. Por um lado, procura suscitar a reflexão sobre a ideia de cidadania, identidade e pertença nas sociedades contemporâneas, caracterizada pelo desenvolvimento de novas formas de comunicação e mediação; por outro, esta linha de investigação constitui também um espaço para o estudo de diferentes expressões de criação cultural, intermediação, circulação e apropriação, traduzidas na exploração de morfologias e planos sociais de práticas de produção, prescrição e fruição estética, artística, recreativa e comunicativa, na perspectiva social dos contextos modernos e contemporâneos.
CILM – Cidade e (In)segurança na Literatura e nos Media
Começou como um projecto financiado pela ref. FCT. PTDC/CLE-LLI/110694/2009 (CILM1). Alguns dos nossos membros continuaram a explorar o número crescente de narrativas urbanas - ou romances urbanos - focados em questões de e sobre (in)segurança produzidas em ambos os lados do Atlântico desde o início dos anos noventa. Desde 2013, foi criada uma nova vertente (CILM2) na qual surgiram três novas linhas de investigação: (1) Comparar “Homelands”: examina como o termo inglês “Homeland” (um termo revigorado com a criação do Department for Homeland Security Departamento nos EUA) tem circulado desde 2002 não apenas nos EUA mas também na Europa (inclusive em documentos académicos e jurídicos produzidos pela UE) absorvendo simultaneamente conotações nacionalistas e inter/transnacionais; (2) Estados Prisionais e Narrativas do Cativeiro: explora a construção material e discursiva das prisões e outros espaços carcerários e examina os contextos históricos, económicos e psicológicos que moldam o estatuto social, as condições e a jurisdição dos indivíduos presos; (3) Classes, Género e Raças de (in)segurança: esta linha de investigação explora como a classe, o género e a raça se cruzam na criação de novas narrativas de (in)segurança.
Palavras-chave: modernidade(s); (trans)nacionalismos; (pós)colonialismos; glob/calismos; identidade; memória; cidadania.