Apresentação

Fundado em 1998, o Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) encontra-se sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua identidade científica assenta na prática de métodos comparatistas no âmbito das Humanidades, colocando diversas áreas do conhecimento em constante diálogo entre si. Reconhecido por ser uma comunidade em rápido crescimento e com um contributo científico rigoroso, diversificado e inclusivo, o CEComp reúne investigadores das mais variadas formações académicas e nacionalidades, contando ainda com uma presença internacional notável que se reflecte nas parcerias estabelecidas com redes de investigação e programas de doutoramento internacionais. Obteve a classificação de “Muito Bom” na mais recente avaliação (2020) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

 

Investigação & Estratégia

A investigação do CEComp promove uma reflexão sobre os desafios epistemológicos colocados pelo Comparatismo e, por isso, situa-se na fronteira de várias disciplinas das Humanidades e Ciências Sociais, contribuindo para que venham a surgir novos campos interdisciplinares. A organização interna do CEComp procura espelhar este desígnio comparatista e multidisciplinar que o define, estruturando a integração dos seus membros em quatro grupos de investigação:

CITCOM – Cidadania, Cultura e Memória
LOCUS – Espaços, Lugares e Paisagens
MORPHE – Texto e Memória
THELEME – Estudos Interartes e Intermedia


Estes grupos são constituídos por subgrupos que desenvolvem o seu trabalho nas diferentes ramificações do tronco comum que os une. O objectivo desta configuração é orientar os cruzamentos disciplinares que aqui são promovidos, de um ponto de vista crítico e epistemológico, para tratar as complexidades das relações entre o artístico, o cultural, o social e o histórico, isto é, entre o textual e o contextual – força matriz que une a investigação do CEComp.

O CEComp conta ainda com três iniciativas distintas: Publicações Periódicas, Comunidade e Humanidades Digitais. Estas são de carácter transversal a todos os grupos de investigação e procuram promover a articulação entre as actividades do Centro e a sua divulgação, promoção e desenvolvimento dentro e fora da comunidade académica.

Para mais detalhes acerca da investigação e restantes actividades do Centro, poderá consultar as páginas de cada grupo aqui e conhecer as iniciativas CEComp aqui.


CEPAC – Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico:

Fernando Cabo Aseguinolaza (Universidade de Santiago de Compostela)
Galin Tihanov (Queen Mary University of London)
Osvaldo Silvestre (Universidade de Coimbra)
Pedro Serra (Universidad de Salamanca)
Stefano Evangelista (Trinity College, University of Oxford)



Estatutos do Centro de Estudos Comparatistas