CILM – Cidade e (In)segurança na Literatura e nos Media

Coord: Susana Araújo

    

O CILM começou como um projecto financiado pela FCT (ref. PTDC/CLE-LLI/110694/2009). Alguns dos seus membros prosseguiram após o término do financiamento, desenvolvendo a linha de investigação CILM1. A partir de 2013 foi criada uma nova linha, CILM2, a partir da qual surgiram três novos blocos de investigação.

 

CILM 1

CILM1 analisa um “corpus” alargado de narrativas urbanas – ou “city novels” (romances citadinos ) – preocupados com questões de e sobre segurança, produzidos dois lados do Atlântico desde o início dos anos noventa. Com o final da Guerra Fria e a emergência de conflitos internacionais intensamente mediatizados, tal como a Guerra do Golfo em 1991, os escritores foram progressivamente tomando consciência do poder da imagem na representação e construção de novas estruturas geopolíticas. De 1990 a 2010, encontra-se assim um “corpus” de romances urbanos que revela estar cada vez mais consciente não apenas de uma politização da imagem, mas também da relação complexa entre ficção e a (in)segurança. O projecto analisa o impacto dos média na produção literária e o modo como determinadas imagens, mensagens e metáforas circulam entre os média (especialmente os visuais), sendo revisitadas por escritores contemporâneos na Europa e nos EUA.

Os ataques terroristas a Nova Iorque e a Washington DC em 2001, os ataques em Madrid em 2004 e os ataques bombistas de Londres em 2005 exacerbaram medos e fantasias sobre o desastre, que, na imaginação popular, têm sido desde sempre associados ao espaço urbano. A ficção sobre o 9/11 nos EUA, sobre o 11M em Espanha e acerca do 7/7 no Reino Unido é agora encarada como parte integrante de um género literário em crescimento, através do qual autores de diferentes países têm procurado celebrar, reconstruir ou, efetivamente, “proteger” as suas cidades. Apesar de a temática da representação da cidade na literatura e no cinema continuar a ser alvo de uma crescente reflexão crítica, ainda não se realizou um estudo sistemático focando o modo como as recentes (in)seguranças são representadas na ficção urbana produzida de ambos os lados do Atlântico.

Os debates acerca da segurança têm recebido uma atenção cada vez maior não apenas no campo das ciências sociais, mas também em áreas como a filosofia, com intelectuais como Derrida e Habermas. Não obstante, ainda não foram devidamente examinados através de uma perspectiva literária sistemática. Apesar de conceitos centrais empregues pelas ciências sociais no estudo da segurança e vigilância urbanas, tais como o conceito de “panopticismo” (Foucault), “sociedade de controlo” (Deleuze), “estado de exceção” (Agamben) e “máquina de visão” (Virilio), derivarem sobretudo de obras ficcionais de autores como Kafka, Orwell, Bradbury e Burroughs, os estudos literários têm-se mantido afastados dos debates acerca das repercussões da segurança na sociedade contemporânea. Através do levantamento e sistematização de grande parte do que foi produzido na literatura nas últimas duas décadas, espera-se que os estudos literários e culturais possam reafirmar a sua contribuição para os debates atuais sobre segurança.

 

CILM2

Em 2013, foi criada uma segunda vertente do projeto (CILM2), através da qual temos vindo a desenvolver três grandes linhas de investigação:

 

●      Comparando “Home/lands”: esta linha de pesquisa examina como o termo inglês “Homeland,” um termo revigorado com a criação do Departamento de Segurança Interna nos EUA, circulou desde 2002 entre os EUA e a Europa em suas diferentes configurações legais e culturais (incluindo documentos da UE). Esta linha de pesquisa visa a  comparação de  diferentes abordagens nacionais, transnacionais e internacionais dos conceitos de “homeland” e analisar configurações narrativas e visuais de “pátria” correntes, tendo em consideração os seus contextos geopolíticos, o impacto das heranças coloniais nos discursos contemporâneos e a relação entre a formação de novos impérios econômicos e políticos e o surgimento de novas fronteiras.

●      Estados Prisionais e Narrativas de Cativeiro: esta linha temática explora a construção material e discursiva das prisões e de outros espaços carcerários e examina os contextos históricos, económicos e psicológicos que moldam o estatuto social e jurídico, bem como as condições, dos sujeitos presos. Alguns trabalhos de investigação dão especial atenção a géneros diferentes, especialmente à literatura carcerária produzida por prisioneiros políticos. Outros examinam a relação entre narrativas primitivas e contemporâneas do cativeiro ocidental branco.

●      As Classes, os Géneros e as Raças da (In)segurança: Esta linha de investigação explora como a classe, o género, e a raça se intersectam na criação de novas narrativas de (in)segurança. Esta linha de investigação também examina como abordagens específicas a classe, género e/ou raça por parte de artistas e escritores têm contribuído para interrogar e criticar noções mainstream de ‘segurança’ e ‘proteção’.


Objectivos

  • Comparar e examinar a circulação de discursos de/sobre segurança em diferentes contextos nacionais, internacionais e transnacionais;
  • Comparar e analisar como o conceito de “homeland,” (uma iteração securitária da ideia de “pátria”, reavivada nos EUA com a criação do Department for Homeland Security) passou a circular não apenas nos EUA mas também na Europa a partir de 2002, nas suas várias configurações políticas, culturais e legais (p. ex., em documentos e discursos oficiais produzidos pela UE);
  • Explorar a construção material e discursiva de prisões e outros espaços carcerários em diferentes contextos nacionais;
  • Examinar como as construções e representações de classe, raça, género e sexualidade são moldadas por noções de (in)segurança
  • Explorar como novas configurações de (in)segurança, tal como as narrativas e imagens associadas à noção de “home(land)”, são reforçadas pelas interseções entre a globalização, discursos nacionalistas, e formações neoliberais.

 

Equipa

Membros
Ana Romão (investigadora, CEComp-FLUL)
Laura Fracalanza (estudante de doutoramento, CEComp-FLUL)
Salomé Honório (investigadora, CEComp-FLUL)
Susana Araújo (investigadora, CEComp-FLUL, professora auxiliar, FLUC)

Colaboradores
Igor Furão (investigador, Associazione MondoDonna Onlus, Bolonha, Itália)
Simone Tulumello (investigador auxiliar, ISC-ULisboa)


Atividades recentes e previstas
 

Temos vindo a organizar conferências relacionadas com as vertentes de pesquisa descritas acima (CILM1 e CILM2). Para informações detalhadas sobre as nossas atividades, veja-se o site CILM: http://cilm.letras.ulisboa.pt/.

De momento, estamos a preparar uma publicação colaborativa sobre os mecanismos e a representação da violência, e discursos em torno da “insegurança doméstica” (privada e geopolítica), tendo em conta configurações contemporâneas nacionais e internacionais. 

 

 

Atividades anteriores
 

Esta é uma lista das nossas principais conferências:

●      International Conference and Art Exhibit: Endangered Bodies: Representing and Policing the Body in Western Culture. 8th and 9th October, 2018. School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Portugal).

●      International Conference: Prison States and Political Embodiment. 7th and 8th September, 2017. School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Portugal).

●      International Conference: Home_lands and the border(s) of 'America'. 27th September, 2016. School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Portugal).

●      International Conference: The Uncanny Return of American Exceptionalism in American Culture, with Donald E. Pease (Dartmouth College). 25th September, 2014. School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Portugal).

●      International Conference: Images of Terror, Narratives of (In)security: Literary, Artistic and Cultural Responses. 23rd and 24th April, 2013. School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Portugal).

 

Para uma informação detalhada de todas as conferências e actividades ver site: http://cilm.letras.ulisboa.pt/ 

 
 

Principais publicações
 

  1. Araújo, Susana (2023), “Nordic (In)securities, Transatlantic Anxieties and Global Crises: The Inhospitable “Homeland” in Northern European films in Crisis and the Culture of Fear and Anxiety in Contemporary Europe. Eds. Zamorano, Stier and Gray  Accepted by peer-reviewers and revised - forthcoming.
  2. Honório, Salomé (2022), Troubling Textualities: Insubordinate Politics and Conflicted Complicity in the Work of Kathy Acker (1978-1988). Thesis in Comparative Studies, FLUL. PhD Thesis in Comparative Studies. Summa cum Laude.
  3. Alves, Ana Raquel Romão (2021), "Weaponized Women in Contemporary Visual Culture: Representing Military Women in the War on Terror." PhD Thesis in Comparative Studies, FLUL.  Summa cum Laude.
  4. Scaraggi, Elisa (2020), “Practices and Experiences of Incarceration: an Inquiry into Papéis da Prisão by José Luandino Vieira.” PhD Thesis in in Comparative Studies, FLUL. Summa cum Laude.
  5. Scaraggi, Elisa, Daniel Lourenço, Susana Araújo e Cristina Martínez Tejero (2019), "Tracing the Contexts of Imprisonment: Perspectives on Incarceration between the Human and Social Sciences. An Introduction." Revista Crítica de Ciências Sociais, 120,  https://journals.openedition.org/rccs/9431
  6. Araújo, Susana ( 2015), Transatlantic Fiction of 9/11 and the War on Terror: Images of Terror, Narratives of Captivity. London: Bloomsbury Academic. CHOICE OUTSTANDING ACADEMIC TITLE 2015
  7. Araújo, Susana (2015), ‘Inhospitality, Security, and the Global “Homeland” in Michael Haneke’s Caché’ in Security and Hospitality in Literature and Culture, ed. Clapp and Ridge, New York and London: Routledge.
  8. Araújo, Susana, Marta Pinto e Sandra Bettencourt (2015), Fear and Fantasy in a Global World. Amsterdam: Brill. https://brill.com/view/title/32464  
  9. Araújo, Susana, Ana Raquel Fernandes e Sandra Bettencourt (2012), (In)seguranças no Espaço Urbano: Perspetivas Culturais. Edited with A. R. Fernandes and S. Bettencourt. Húmus: Santo Tirso.
  10. Araújo, Susana (2018), “Transatlantic transactions: UK–US relations and the ‘War on Terror’ in Roman Polanski’s The Ghost Writer”, European Journal of English Studies, 22:2, 178-191, DOI: 10.1080/13825577.2018.1478260

 

Todas as publicações

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Contacto

Email: s.i.araujo@gmail.com