Seminários de Investigação CITCOM - Problemáticas das Sociedades Contemporâneas

Cidadania | Cultura | Memória |


O CITCOM – Cidadania, Cultura e Memória é um grupo de investigação do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que aborda temas e problemáticas das sociedades contemporâneas. Caracteriza-se por uma abordagem epistemológica e metodológica ampla e flexível, combinando análise cultural, textual e visual, com pesquisa arquivística, inquérito sociológico e historiográfico, etnografia e a prática artística.


Em 2023, arrancaram os Seminários de Investigação CITCOM, que pretendem dar a conhecer o trabalho de investigadores do grupo ou de investigadores com os quais os membros do grupo se relacionam, promovendo a discussão entre pares e novos caminhos de pesquisa e análise.


No quadro das comemorações dos cinquenta anos da revolução portuguesa, o CITCOM organiza também um ciclo de seminários intitulado 50 anos de Abril: Cidadania, Cultura e Memória.


Os Seminários de Investigação são abertos ao público em geral.


Calendário

 

  • Ecos do 25 de Abril no Cinema Português da Austeridade - 28 Junho 2024, 16H00, Online

Interveniente: Iván Villarmea Álvarez , USC.

 

A Revolução dos Cravos não aconteceu apenas no dia 25 de Abril de 1974; continua a acontecer na memória das pessoas que lá estiveram e poderia mesmo acontecer todos os dias na vida dos portugueses se as políticas do estado fossem noutra direção. O que fica então do 25 de Abril no século XXI? Como é que o cinema tem representado a sua experiência no presente mais de trinta ou quarenta anos depois?

 

Esta apresentação propõe uma análise da presença incontornável, mas também esvaída, da Revolução em filmes como Natureza Morta (Susana de Sousa Dias, 2005), Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana (Daniel Blaufuks, 2006), Cavalo Dinheiro (Pedro Costa, 2014), As Mil e Uma Noites (Miguel Gomes, 2015) ou A Fábrica de Nada (Pedro Pinho, 2017).
 

Acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97571211628?pwd=jtI6YNfOUioxSLWhniXbzo0F8XkjPb.1

ID da reunião: 975 7121 1628

Senha: 161887  

 

  • Documentary in the colonial era: from scholarly and institutional collaboration to the activation of the film archive - 22 Fevereiro 2024, 16H00, FLUL, sala B112.B

Interveniente: Miguel Fernández Labayen, UC3M.

 

Esta apresentação baseia-se no projeto de investigação “Documentário institucional e cinema amador na era colonial: análises e utilizações” (PID2021-123567NB-I00), financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação espanhol/Agência Estatal de Investigação e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 

Em parceria com a Filmoteca Española, o projeto identifica, documenta e analisa as centenas de produções filmadas em Marrocos e na Guiné Equatorial para mapear uma parte fundamental da história audiovisual espanhola que tem sido habitualmente negligenciada. Questiona ainda o legado da história colonial no presente. Esta palestra abordará os resultados provisórios do projeto e abordará os desafios metodológicos, teóricos, éticos e organizacionais de um empreendimento tão ambicioso. Miguel Fernández Labayen é professor associado do departamento de Estudos de Comunicação e Media da Universidade Carlos III de Madrid, onde é membro do grupo de investigação Tecmerin e do Instituto de Cinema Espanhol.

 

  • Mídias e memórias: Perspectivas multidimensionais da política cultural luso-brasileira (1941-1974) - 30 de novembro de 2023, 16H00, FLUL, sala B112.B

Interveniente: Gisella Serrano, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

O próximo Seminário CITCOM terá lugar no dia 30/11/2023, às 16h00, na Sala B112.B na FLUL. A oradora será Gisella Serrano, investigadora no grupo CITCOM – Cidadania, Cultura e Memória, no Centro de Estudos Comparatistas na FLUL. A apresentação terá como título ‘Mídias e memórias: Perspectivas multidimensionais da política cultural luso-brasileira (1941-1974)’.
 

Esta apresentação tem por objetivo analisar, sob diferentes prismas, as iniciativas da política cultural luso brasileira, por meio da Seção do Intercâmbio luso brasileiro  entre 1941 e 1974. Destinada a promover a edição de livros, a imprensa, as revistas, o rádio, a televisão e as artes no geral, esta secção é ponto chave na compreensão das relações culturais e intelectuais entre Brasil e Portugal.

 

  • Um passo digital atrás do outro: O início de uma jornada etnográfica pelo mundo online do Vale da Amoreira - 12 de outubro de 2023, 16H00, FLUL, sala B112.H

Interveniente: Murilo Guimarães, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Neste seminário, será apresentada a estratégia de pesquisa adotada para adentrar e participar das redes sociais dos residentes do Vale da Amoreira, no município da Moita, distrito de Setúbal, pertencente à Zona Metropolitana de Lisboa.
Este trabalho antropológico integra o Projeto Constelações da Memória: um estudo multidirecional da migração e memória pós-colonial e pretende, inicialmente, compreender como a internet é utilizada para facilitar trânsitos de pessoas, ideias e coisas entre o Vale, outras regiões de Portugal e antigas colónias portuguesas em África. 
O seminário buscará demonstrar os limites éticos e as possibilidades abertas pelo mundo digital, tendo em vista a utilização do método etnográfico especialmente adequado à criação de dados científicos sobre as relações sociais estabelecidas por meio das plataformas digitais e do uso dos mais diversos dispositivos tecnológicos.

Esta sessão estará também acessível via zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95125523301?pwd=bWZucElTUEZtUWFrL3RvQkhxQ1c0dz09

 

  • Imagens como cicatrizes: realizadoras ibéricas e o arquivo colonial. - 1 de junho de 2023.

Interveniente: Anna Fonoll Tassier, doutoranda visitante da Universidad Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha.

 

No dia 1 de junho de 2023 teve início a série de Seminários CITCOM, do grupo de investigação Cidadania, Cultura e Memória, do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.
A oradora foi Anna Fonoll Tassier, doutoranda visitante da Universidad Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha, que desenvolve trabalho de investigação no cluster Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos no CEComp.
O trabalho desenvolvido pela Anna centra-se na obra de cineastas portuguesas e espanholas de não ficção, incluindo Filipa César, Salomé Lamas, Sally G. Dewar e Irene Gutiérrez, que têm explorado modos de produção feministas nas suas obras e refletem sobre a memória colonial de ambos os países. A apresentação da Anna teve como título ‘Imagens como cicatrizes: realizadoras ibéricas e o arquivo colonial’.