Seminários 50 anos de Abril: Cidadania, Cultura e Memória

Cidadania | Cultura | Memória |


O cinquentenário da revolução do 25 de Abril convoca a necessidade de cruzar o espírito comemorativo dedicado à devolução de um país e de um regime à democracia com o indispensável exercício de apreciação analítica e cientificamente suportada dos processos e das estruturas que conduziram à transição de um contexto autoritário e colonial para um regime pluralista, que singrou as vias do desenvolvimento, da descolonização e da integração europeia.

Nestas encruzilhadas de reflexão, comemoração e aprofundamento crítico funda-se o Seminário “50 Anos de Abril: Cidadania, Cultura e Memória”, promovido pelo CITCOM, e que procura constituir-se como uma plataforma de discussão – feita a partir de eixos e temas definidores de problemáticas e dinâmicas das sociedades contemporâneas – em torno das circunstâncias que consentiram a revolução de 1974 e do itinerário a que Abril deu início, transcorrendo o meio século que agora se celebra.


Estes Seminários de Investigação são abertos ao público em geral.

 


Calendário

 

  • Ecos do 25 de Abril no Cinema Português da Austeridade - 28 de junho de 2023, 16H00, Online.

 

Interveniente: Iván Villarmea Álvarez , USC.

A Revolução dos Cravos não aconteceu apenas no dia 25 de Abril de 1974; continua a acontecer na memória das pessoas que lá estiveram e poderia mesmo acontecer todos os dias na vida dos portugueses se as políticas do estado fossem noutra direção. O que fica então do 25 de Abril no século XXI? Como é que o cinema tem representado a sua experiência no presente mais de trinta ou quarenta anos depois?

 

Esta apresentação propõe uma análise da presença incontornável, mas também esvaída, da Revolução em filmes como Natureza Morta (Susana de Sousa Dias, 2005), Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana (Daniel Blaufuks, 2006), Cavalo Dinheiro (Pedro Costa, 2014), As Mil e Uma Noites (Miguel Gomes, 2015) ou A Fábrica de Nada (Pedro Pinho, 2017).
 

Acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97571211628?pwd=jtI6YNfOUioxSLWhniXbzo0F8XkjPb.1

ID da reunião: 975 7121 1628

Senha: 161887  

  • Revolução e Cidadania Pós-Colonial - 9 de abril de 2023, 16H30-18H00, Biblioteca da FLUL, sala B112.B.

 

Interveniente: Ana Josefa Cardoso, Hélder Lopes, Joãozinho da Costa.

Moderação: Adriana Duarte.

 

  • Fotografar Abril: A memória da memória da Revolução Portuguesa - 20 de outubro de 2023, 16H30-18H00, FLUL, sala C138A.

 

Interveniente: Ellen W. Sapega, University of Wisconsin - Madison.
Moderação: Elsa Peralta, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL, Universidade de Lisboa.

 

Esta sessão inaugural do ciclo de seminários "50 anos de Abril: Cidadania, Cultura e Memória" estará dedicada à memória fotográfica da Revolução dos Cravos.

As fotografias tiradas em Lisboa no dia 25 de abril de 1974 e nos dias que se seguiram continuam a interpelar o espectador quase 50 anos depois, em parte porque em muitas delas inscreve-se uma relação cúmplice entre o sujeito e objeto – entre o fotógrafo e os autores das ações que pretendem captar. Algumas destas fotografias continuam a circular ao longo dos anos, aparecendo às vezes, em lugares e espaços bastante inesperados; assim, já ganharam o estatuto de lugares de memória (lieux de mémoire) que codificam e condensam a memória colectiva da revolução.