Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos

Coord: Mariana Liz

Cinema | Audiovisual | Pós-colonialismo | Interseccionalidade e género | Ecologia


O subgrupo Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos trabalha sobre cinema e audiovisual, considerando também outras formas de produção visual contemporânea. Segue uma abordagem crítica às preocupações, desafios e configurações contemporâneas, tais como migrações, continuidades coloniais, racialização, lutas anticoloniais, nacionalismo, género, natureza e ecologia.

Adota uma perspetiva interseccional e tem em conta discursos e práticas audiovisuais em contextos transnacionais, atentando às deslocações históricas e contemporâneas de teorias, temas e produtos, considerando, ao mesmo tempo, as condições específicas que estruturam a produção da imagem em movimento.

Objectivos

  • Desenvolver ferramentas críticas e metodológicas para uma estética situada que, articulando a análise formal com uma abordagem histórico-política, procura compreender as manifestações das práticas cinematográficas e do audiovisual em contextos culturais precisos e examinar as condições contextuais e materiais de produção das obras;
  • Compreender o cinema e o audiovisual contemporâneo à luz de configurações e matrizes múltiplas (migrações, continuidades coloniais, racialização, lutas anticoloniais, nacionalismo, género, natureza e ecologia) e, paralelamente, analisar as transformações do campo social operadas pela produção de imagens em movimento no novo mundo digital;
  • Assegurar a articulação entre a investigação académica e a sociedade em geral através da organização de atividades culturais destinadas ao público geral;
  • Refletir sobre o estudo, aprendizagem e docência da linguagem do cinema e audiovisual, e desenvolver iniciativas que as promovam na sociedade portuguesa.

 


Equipa

Membros
Ana Bela Morais (investigadora, CEComp-FLUL)
Elena Cordero Hoyo (investigadora, CEComp-FLUL)
Filipa Rosário (investigadora, CEComp-FLUL)
Mariana Liz (professora auxiliar, CEComp-FLUL)
Pedro Camacho Costa (estudante de doutoramento, CEComp-FLUL)
Rita Benis (estudante de doutoramento, CEComp-FLUL)

Colaboradores
Anna Fonoll (estudante de doutoramento visitante, Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha)
Inês Ponte (investigadora, ICS-ULisboa)
José Duarte (professor auxiliar, CEAUL-FLUL)
Pedro Figueiredo Neto (investigador, ICS-ULisboa)
Raquel Schefer (professora associada, Sorbonne Nouvelle)

 


ACTIVIDADES

Actividades recentes e previstas (selecção)


 

Actividades anteriores

  • Liz, Mariana (2023) Sub-Comissária ‘Novos Encontros do Cinema Português: Produção’, Batalha Centro de Cinema, Cineclube do Porto e Fundação Calouste Gulbenkian, 6-7 junho; 
  • Liz, Mariana (2023) Org. ‘Imagens como cicatrizes: realizadoras ibéricas e o arquivo colonial’, Seminários CITCOM, com Anna Fonoll Tassier, doutoranda visitante da Universidade Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha, no Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1 junho;
  • Duarte, José & Liz, Mariana (2023) Orgs. ‘Transnational Cinema: Notes on a Developing Field of Study’, Conferência da Professora Deborah Shaw (University of Portsmouth), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17 maio;
  • Liz, Mariana & Owen, Hilary (2023) Orgs. ‘Apresentação, por Lídia Jorge, do livro Realizadoras Portuguesas: Cinema no Feminino na Era Contemporânea (Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais), Feira do Livro de Lisboa, 28 maio;
  • Rosário, Filipa (2023), Apresentação do filme de M. Kassowitz La Haine (1995), International Film Festival IndieLisboa/ 5L Festival, Sala Fernando Lopes, 5 maio;
  • Liz, Mariana (2023) Moderação da Ação de Formação ‘Vamos Falar sobre Cinema? – TAKE |V| – A Toca do Lobo, de Catarina Mourão’, Plano Nacional de Cinema, 29 março; 
  • Liz, Mariana (2023) Moderação da Mesa-Redonda ‘O Cinema e a Educação’, 1º Encontro Sobre Cinema Infantil, organizado pelo PLAY: Festival Internacional de Cinema Infantil, Cinema São Jorge, Lisboa, 2-3 março; 


     


    PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES
     

    1. Benis, Rita & Dias Branco, Sérgio (eds) (forthcoming). Movement as Immobility: Essays on Film and Christianity. London: Routledge.
    2. Camacho, Sandra, Rosário, Filipa & Morais, Ana Bela (eds) (forthcoming). Archive and 'Lusophone' Film. Ribeirão: Húmus.
    3. Cordero Hoyo, Elena (2023). ‘Entre la mofa y la cosificación: representación del fútbol femenino en el NO-DO y las comedias de los años setenta’, L'Atalante 37, forthcoming.
    4. Liz, Mariana (2023) ‘Women in Iberian Filmic Culture: book review’,International Journal of Iberian Studies 36:2, forthcoming.
    5. Benis, Rita (2023) ‘Acts of Reading: the demands on screenplay reading’,The Palgrave Handbook of Screenwriting Studies, eds. Rosamund Davies, Paolo Russo & Claus Tieber. Switzerland: Palgrave Macmillan Cham/Springer.
    6. Liz, Mariana & Owen, Hilary (eds) (2023). Realizadoras Portuguesas: Cinema no Feminino na Era Contemporânea. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
    7. Duarte, José & Rosário, Filipa (eds) (2022). The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata. Edinburgh: Edinburgh University Press.
    8. Liz, Mariana (2022). "Vitalina’s (in)visibility: contemporary Portugal and the cinema of human mobility", Transnational Screens 13:1, pp. 1-15.
    9. Morais, Ana Bela, Marques, Bruno & Araújo Branco, Isabel (eds) (2022). Dossier “Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo”, Diálogos, Universidade Estadual do Maringá / Brasil, 26 (1): 1-176. Com uma Introdução comentada e um artigo em português e inglês: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/issue/current
    10. Cordero-Hoyo, Elena (2021). "Os primórdios do cinema (1895-1920)". In Nelson Araújo (ed),  História do Cinema. Lisboa: Edições 70, pp. 19-41.

     

 

Todas as Publicações 

 

 

 
 

Ligações úteis

 
 
 

Contacto 

E-mail: mliz@letras.ulisboa.pt