Cidadania, Media e Produção Cultural

Coord: Silvia Valencich Frota

Cidadania | Media | Cultura do impresso | Dinâmicas de Produção e Circulação Cultural

Esta linha de investigação visa um aprofundamento interpretativo de duas grandes áreas de pesquisa que se definem no quadro dos processos modernos e contemporâneos de elaboração cultural, interligados a estruturas políticas, comunicativas e culturais. Estas duas áreas são abordadas de modo interdisciplinar e convergem no que toca à sua exploração a partir de um espaço empírico amplo.

Por um lado, busca-se instigar a reflexão sobre a ideia de cidadania, identidade e pertença nas sociedades contemporâneas, caracterizadas pelo desenvolvimento de novas formas de comunicação e mediação e tudo o que isso implica: novas visões de mundo, estilos de vida, relações interpessoais, identidades etc. O exercício da cidadania, seu significado cultural e seu papel-chave como mecanismo de inclusão/exclusão social são algumas das perspectivas que interessam a este cluster. Nesse contexto, a literatura contemporânea, o cinema e outras formas de media surgem como importantes recursos para a análise. A conflituosa transformação dos nacionalismos e dos processos de construção das identidades nacionais, possibilitadas pelo atual cenário digital, assim como a circulação de discursos e a ampliação do seu alcance via novas tecnologias de comunicação são alguns dos possíveis tópicos. Projeto principal:“Digital Media Nation: nacionalismos, identidades e cidadania na era digital” (digitalmedianation.wordpress.com), coordenado por Silvia Frota.

Por outro lado, esta linha de investigação constitui-se igualmente como um espaço para o estudo das diferentes expressões de criação, intermediação, circulação e apropriação culturais, traduzido na exploração de morfologias e planos sociais de práticas de produção, prescrição e fruição estética, artística, recreativa e comunicativa, no âmbito social de contextos modernos e contemporâneos. Neste espaço situam-se agentes, dinâmicas e processos de construção e reconstrução de práticas e representações configuradoras da arena cultural através de tecnologias, materialidades, usos e simbólicas mediáticas, mediante as quais tomam forma culturas e modalidades ligadas ao mundo manuscrito, impresso, audiovisual, digital e transmediático. A cultura impressa, comunicação digital, materialidades e media, circulação e prescrição da cultura escrita e literária, práticas culturais de grande consumo, cosmopolitismo e indústrias criativas, ou relações transmediáticas são alguns dos tópicos possíveis. Projeto principal: “Culturas Escritas e Dimensões de Criação, Produção e Consumo: do impresso ao digital, do transmediático ao transnacional”, coordenado por Nuno Medeiros.


Objectivos

  • A partir do entrelaçamento dos conceitos de cidadania, media e produção cultural, identificar e analisar, em uma perspetiva crítica, os processos de construção discursiva das identidades e do saber-poder que estruturam a sociedade atual;
  • Promover o debate e alargá-lo de modo a incluir novos agentes, estimulando o diálogo entre academia e sociedade.

 

Equipa

Membros
Gisella de Amorim Serrano (investigadora)
Nuno Medeiros (professor auxiliar)
Silvia Valencich Frota (professora auxiliar)
Yawen Chu (estudante de doutoramento)

Colaboradores
Frederico Leonel
Natacha Geitoeira
Yuri Sepulveda

 

Actividades recentes e previstas (2020—)

 

Actividades de Longa Duração

●      “Digital Media Nation Workshops” (org. Silvia Frota). Quarterly, 2022-2023. 

 

2022

●      Frota, S. Mundos em Mudança: Changing Worlds. International Congress, organised by Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. 20-22 July 2022

●      Medeiros, N. “Denaturalizing the Popular Publishing Prejudice: Making Books to Widen the Audience”, na SHARP 2022 Annual Conference The Power of the Written Word, organizado pela University of Amsterdam e pela Vrije Universiteit (Amesterdão, Holanda). 11-15 July 2022.

●      Medeiros, N. Comunicação por convite “A promoção editorial de colecções e temas em registo inter-Atlântico. O caso de António de Sousa Pinto”, no Colóquio Internacional A Circulação da Cultura Impressa em Português. Coleções Editoriais nos Séculos XIX e XX, organizado pela Universidade Nova de Lisboa (IHC – Instituto de História Contemporânea e CHAM – Centro de Humanidades) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Lisboa, Portugal). 11 March 2022.

 

Principais publicações
 

  1. Frota, S. (2019). Eliete cai na rede: a arte de reinventar a vida cotidiana na era das mídias sociais. Navegações, V.12, N.2 (Jul-Dez).
     
  2. Frota, S. (2018). Lost in the Multicultural Maze – Ideologia, Utopia, Identidades (pp. 95-104). In Morais, A. B., Sousa, C. S. e Alves, F. M. (eds.). Nas Dobras do Real. Farmalicão: Húmus.

  3. Frota, S., & Barrios, M. (Eds.). (2016). Identity: Representations and Practices. Lisboa, Portugal: CELGA-ILTEC.

  4. Frota, S. (2016). Os transparentes: identidades nacionais em exibição na Angola de Ondjaki. Letras de Hoje, 51(4), 543–554.
     
  5. Frota, S. (2015). Antinacionalismos. REVEC - Revista de Estudos de Cultura, N.2 (Mai-Ago), 111-117.

  6. Medeiros, N. (2022). Fostering Fiction, Forging Literature: Invented Authorship and Publishing Agency in the Grandes Mistérios, Grandes Aventuras Collection. Publishing Research Quarterly, 38 (1): 109-116.
     
  7. Medeiros, N. (2021). Publishing Projects and the Transatlantic Book Trade between Portugal and Brazil: Circulation and Asymmetry, 1930-1960. Lingua Franca: Book History in Translation, (7): 1-27.
     
  8. Medeiros, N. (2021). Pelo Império, Publicar! Defender o colonial português através da edição de livros durante o século XX na metrópole. In: Nuno Domingos (ed.), Cultura Popular e Império. As lutas pela conquista do consumo cultural em Portugal e nas suas colónias. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, pp. 75-154.
     
  9. Medeiros, N. (2020). O SPN e SNI na encruzilhada do livro: António Ferro e o campo oficial da edição. In: Filomena Serra, Sofia Leal Rodrigues e Paula André (eds.), Projectos Editoriais e Propaganda. Fotografia e contra-imagens no Estado Novo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, pp. 41-51.
     
  10. Medeiros, N. (2019). Print Culture in the Making: The Portuguese Case of Romano Torres Publishing House. The International Journal of the Book, 17 (2): 29-39.

 

Todas as Publicações 

 

 

Projectos associados

 

●      “A Digital Media Nation: nacionalismos, identidades e cidadania na era digital” (digitalmedianation.wordpress.com), coordenado por Silvia Frota

 

●      “Culturas Escritas e Dimensões de Criação, Produção e Consumo: do impresso ao digital, do transmediático ao transnacional”, coordenado por Nuno Medeiros.

 

 

Contacto

Email: silviafrota@letras.ulisboa.pt