Nuno Medeiros é licenciado em Sociologia (1996), mestre em Sociologia Histórica (2007) e doutor em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura (2018), pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar de Cultura e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é membro do Departamento de História e da Área de Literaturas, Artes e Culturas. É investigador em Cultura, Comunicação, Sociologia e História, enquanto membro integrado, no CEComp, Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa no Grupo de Investigação CITCOM, dedicado à pesquisa sobre cultura, no subgrupo Cidadania, Media e Produção Cultural, onde coordena o projeto “Culturas Escritas e Dimensões de Criação, Produção e Consumo: do impresso ao digital, do transmediático ao transnacional”. Também colabora com o IHC – NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com o H&TRC – Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia do Instituto Politécnico de Lisboa, com o CHUL – Centro de História da Universidade de Lisboa e com o (E)lectram, Estudios de Literatura, Escritura Creativa, Transducción Cultural y Medios da Universidad Complutense de Madrid. No IHC foi Diretor/Coordenador Científico da Imprensa de História Contemporânea. Uma das áreas principais de investigação científica em que Nuno Medeiros se tem especializado é em sociologia histórica da cultura, práticas e representações culturais, circulação cultural e património cultural.
Um dos seus domínios de pesquisa e reflexão fundamentais tem sido a sociologia histórica do livro, edição, livraria, leitura, cultura impressa e cultura e comunicação. Tem trabalhado igualmente numa perspetiva sociológica e historiográfica sobre a alimentação, culinária e gastronomia, saúde e estrutura social, profissões de saúde, ambiente e interculturalidade e direitos humanos. Participou como investigador, coordenador e/ou coautor em projetos estruturantes de I&D financiados pelas maiores instituições de apoio à ciência em Portugal, como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Calouste Gulbenkian, e no Brasil, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os temas destes projetos de investigação incidiram sobre a cultura popular urbana em espaços coloniais e pós-coloniais; a leitura em Portugal no século XX; a censura; a natureza social da leitura, edição e livraria; os livros populares e a edição para o grande consumo; a circulação de livros e a cultura impressa no Atlântico na época colonial e pós-colonial; a mediação cultural das ciências no Brasil; as posições latino-americanas nos debates culturais da UNESCO; ensino à distância; e representações sociais sobre a floresta e o mundo rural. No âmbito específico da cultura impressa e tipográfica, é ainda um dos coordenadores de um projeto sobre a indústria gráfica patrocinado pela Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel.
Áreas de investigação
Sociologia e história das práticas e das representações culturais
Cultura e comunicação escritas, impressas e digitais
História e sociologia da edição de livros
Produção, circulação e recepção cultural
Património cultural
Publicações seleccionadas
Medeiros, N. (2022). Fostering Fiction, Forging Literature: Invented Authorship and Publishing Agency in the Grandes Mistérios, Grandes Aventuras Collection. Publishing Research Quarterly, 38 (1): 109-116.
Medeiros, N. (2021). Publishing Projects and the Transatlantic Book Trade between Portugal and Brazil: Circulation and Asymmetry, 1930-1960. Lingua Franca: Book History in Translation, (7): 1-27.
Medeiros, N. (2021). Pelo Império, Publicar! Defender o colonial português através da edição de livros durante o século XX na metrópole. In: Nuno Domingos (ed.), Cultura Popular e Império. As lutas pela conquista do consumo cultural em Portugal e nas suas colónias. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, pp. 75-154.
Medeiros, N. (2020). O SPN e SNI na encruzilhada do livro: António Ferro e o campo oficial da edição. In: Filomena Serra, Sofia Leal Rodrigues e Paula André (eds.), Projectos Editoriais e Propaganda. Fotografia e contra-imagens no Estado Novo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, pp. 41-51.
Medeiros, N. (2019). Print Culture in the Making: The Portuguese Case of Romano Torres Publishing House. The International Journal of the Book, 17 (2): 29-39.