ECHO – Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral
Coord: Cristina Almeida Ribeiro
O projecto ECHO: Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral nasceu de uma dupla constatação: (i) o interesse crescente pela poesia ibérica do século XV e pelos cancioneiros que a transmitiram permitiu, ao longo das últimas décadas, avanços significativos no conhecimento de colecções, géneros, textos e poetas; (ii) apesar de ser parte integrante desse vasto conjunto poético, cuja identidade se fortaleceu num intercâmbio cultural intenso, favorecido, ao sabor dos caprichosos ritmos da História, por alianças e confrontos, embaixadas e exílios, afinidades electivas e mal disfarçada emulação, a poesia portuguesa do mesmo período permaneceu como campo quase inexplorado, carecido de trabalho sistemático e consistente. Conscientes desse défice, os membros da equipa pretendem corrigi-lo, produzindo, através de um estudo integrado de dados literários, linguísticos e históricos, as ferramentas necessárias a uma nova abordagem do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) e contribuindo desse modo para a plena integração da obra no mapa da poesia de cancioneiro ibérica do século XV.
Objectivos
1. Criar um novo e multifacetado quadro de referência para o estudo de uma poesia profundamente assente na tradição ibérica de matriz castelhana, sempre em intenso diálogo com ela, mas interpretando-a muitas vezes de forma original e por vezes distanciada, o que significa:
- estabelecer uma tipologia de géneros poéticos e uma classificação rigorosa de cada texto do cancioneiro;
- registar todas as referências aos poetas do Cancioneiro Geral tanto em fontes manuscritas e impressas dos séculos XV e XVI quanto em estudos recentes sobre a história daquele período, a fim de obter informações sobre suas vidas e vínculos familiares, suas funções na corte e no exterior e os círculos culturais e políticos a que pertenciam;
- registar todas as referências ao Cancioneiro Geral e seus poetas em fontes literárias e historiográficas impressas dos séculos XVI a XIX, a fim de obter informações sobre a recepção da poesia do século XV e o conhecimento dos seus autores;
- caracterizar a língua do cancioneiro como testemunho das especificidades do português na segunda metade do século XV, com identificação de traços geracionais e particularidades individuais.
2. Produzir um conjunto de publicações digitais, informadas por todo o trabalho anteriormente descrito, a entregar até final de 2024:
- Base de dados bibliográfica;
- Dicionário do Cancioneiro Geral: Poetas e Arte Poética;
- Edição do Cancioneiro Geral.
Actividades recentes e previstas
- 2023. Participação no XIX Congresso Internacional da Associação Hispânica de Literatura Medieval (Alcobaça, 5-9 Set.): 3 comunicações.
- 2023. Participação no VIII Congreso Internacional de la Asociación Convivio para el estudio de los cancioneros y de la poesía de cancionero (Salamanca, 1-3 Mar.): 1 conferência plenária, 3 comunicações.
- 2022. Participação no Coloquio Internacional “Del siglo XV al siglo XXI: mujeres, poetas y textos perdidos en torno al Cancionero de Baena” (Vigo, 18 Jun.): 1 comunicação.
- 2021. Participação no VII Congreso Internacional de la Asociación Convivio para el estudio de los cancioneros y de la poesía de cancionero (A Coruña, 3-5 Nov.): 1 membro da equipa na Comissão Organizadora, 3 comunicações.
Actividades anteriores
- 2017. [Lisboa, 21.07; com o projecto “Nobles, Oficiales y Cortesanos en el entorno del Cancionero de Baena” (UVigo)] Seminário aberto Esses Poetas a que Chamam Menores…
- 2016. [Évora, 06-08.10; com CIDEHUS (UÉvora), CITCEM (UPorto) e CLP (UCoimbra)] Congresso Internacional Poesia de Cancioneiro e Cultura de Corte: Nos 500 Anos do Cancioneiro Geral.
- 2014. [Lisboa, 6-7.03] X Colóquio da Secção Portuguesa da AHLM: Memória. Homenagem a Teresa Amado.
- 2012. [Lisboa, 3-5.12] III Congreso Internacional de la Asociación CONVIVIO para el Estudio de los Cancioneros y de la Poesía de Cancionero.
Principais publicações
- Antunes, Maria Helena Marques. 2019. “Fernão Brandão, um poeta polifacetado”. In Josep Lluís Martos y Natalia A. Mangas (eds.). Pragmática y metodologías para el estudio de la poesía medieval. Alacant: Universitat d’Alacant. 371-378.
- Antunes, Maria Helena Marques. 2019. “‘Se comigo nom m’engano’: Duarte da Gama entre sátira e lirismo”. In Isabella Tomassetti (coord.). Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico. San Millán de la Cogolla: Cilengua. 1027-1036.
- Antunes, Maria Helena Marques. 2018. “Poesia colectiva e círculos poéticos: o caso dos poetas ‘acidentais’”. In Ana Maria Machado, Hélio J. S. Alves, Luís Fardilha e Maria Graciete Silva (coord.). Arte poética e cortesania: o Cancioneiro Geral revisitado. Lisboa: Colibri. 235-245.
- Ribeiro, Cristina Almeida. 2021. “En busca de la poesía perdida en la corte portuguesa de Juan I y Felipa de Lancaster”. Romance Notes, 61.2: 253-262. https://muse.jhu.edu/article/841570.
- Ribeiro, Cristina Almeida. 2019. “Quando a voz própria não basta: invocação do outro e construção da autoridade no Cancioneiro Geral”. In Tobias Brandenberger e Maria Ana Ramos (eds.). Vozes e letras: polifonia e subjectividade na literatura portuguesa antiga. Berlin: LIT Verlag. 93-111.
- Ribeiro, Cristina Almeida. 2018. “Uma estranha confissão e algumas peças mais: João Gomes da Ilha no Cancioneiro Geral”. In Ana Maria Machado, Hélio J. S. Alves, Luís Fardilha e Maria Graciete Silva (coord.). Arte poética e cortesania: o Cancioneiro Geral revisitado. Lisboa: Colibri. 179-195.
- Ribeiro, Cristina Almeida. 2017. “Vox, auctoritas y vox ficta: Juan de Mena en el Cancioneiro Geral”. Crítica Hispánica, 39:2, 117-134.
- Silva, Maria Graciete Gomes da. 2019. “Figurações do serviço amoroso: Dona Joana de Mendoça no teatro da corte”. In Isabella Tomassetti (coord.). Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico. San Millán de la Cogolla: Cilengua. 1217-1225.
- Silva, Maria Graciete (com Ana Maria Machado, Hélio J. S. Alves e Luís Fardilha, coord.). 2018. Arte poética e cortesania: o Cancioneiro Geral revisitado. Lisboa: Colibri.
- Silva, Maria Graciete. 2018. “A vida posta em balança: interpelação e desconcerto em alguns poemas de Jorge de Resende”. In Ana Maria Machado, Hélio J. S. Alves, Luís Fardilha e Maria Graciete Silva (coord.). Arte poética e cortesania: o Cancioneiro Geral revisitado. Lisboa: Colibri. 197-205.
- Sousa, Sara Rodrigues de. 2020. “Referencias judaicas en las ‘cosas de amores’ del Cancionero General de Hernando del Castillo”. Revista de Cancioneros Impresos y Manuscritos, 9, 134-153.
- Sousa, Sara Rodrigues de. 2019. “Mutilación y (re)creación poética: las ‘letras’ y ‘cimeiras’ del Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende (1516)”. In Isabella Tomassetti (coord.). Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico. San Millán de la Cogolla: Cilengua. 1227-1237.
- Sousa, Sara Rodrigues de. 2019. “‘Que venga toda fortuna’: Dom Diogo Pereira y Diogo de Mendoça, a partir de las justas reales de 1490”. In Josep Lluís Martos y Natalia A. Mangas (eds.). Pragmática y metodologías para el estudio de la poesía medieval. Alacant: Universitat d’Alacant. 359-370.
Membros integrados
Cristina Almeida Ribeiro
Maria Graciete Silva
Maria Helena Marques Antunes
Sara Rodrigues de Sousa
Colaboradores
Esperança Cardeira
Isabel Almeida
João Amaral Frazão
Ana María S. Tarrío