Rita Benis
ritabritobenis@hotmail.comProjecto Cultura Visual, Cinema e Imaginários Contemporâneos - CITCOM
Ciência ID F61A-40E5-D8A3
Rita Benis é investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEComp), onde se encontra a concluir um doutoramento sobre o argumento cinematográfico em Manoel de Oliveira. Mestre em Literatura Comparada (adaptação cinematográfica), a sua experiência na docência tem-se focado sobretudo na escrita e no cinema, tendo leccionado “Argumento Cinematográfico” (FLUL) e “História do Cinema” (Universidade Moderna). Membro do sub-grupo de investigação Cultura Visual, Cinema e Imaginários Contemporâneos, co-editou a revista electrónica Falso Movimento — Estudos sobre Escrita e Cinema e tem traduzido e publicado diversos textos sobre escrita e cinema.
Argumentista de cinema premiada, trabalha desde 2000 na escrita de argumentos e na realização. Colaborou, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Jorge Cramez, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Pedro Figueiredo Neto, Vincent Gallo e Catherine Breillat. Pertence à direcção e é membro fundador da MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.
Principais áreas de Investigação
Escrita cinematográfica;
Estudos fílmicos e os estudos interartes;
Antropologia filosófica;
Feminismo;
Estética e pensamento contemporâneo.
Publicações seleccionadas
Benis, R & Sérgio Dias Branco (eds) (Fothcoming 2022), Movement as Immobility: Essays on Film and Christianity.UK: Reutledge University Press.
Benis, R (2022). "Acts of Reading: the demands on screenplay reading". In The Palgrave Handbook of Screenwriting Studies: History, Theory and Practice of Screenwriting Research. Rosamund Davis, Paolo Russo e Claus Tieber (eds). Hampshire, UK: Palgrave Mcmillan/ Springer (no prelo).
Benis, R (2021). “How Angelica Became The Strange Case of Angelica: from the idea to the script to the book to the Film” In Script Development: International Perspectives. Craig Batty e Stayci Taylor (eds). Melbourne: Palgrave Macmillian Australia.
Benis R & Elisabete Marques (2020). Escrita e Imagem. Lisboa: Documenta.
Benis, R (2020)."The origins of screenwriting practice and discourse in Portugal". Journal of Screenwriting, 11(1): 27–44. https://doi.org/10.1386/josc_00011_1
Benis, R (2017)."The effect of censorship on Manoel de Oliveira’s screenplays during the Salazar Dictatorship in Portugal (1933−74)". Journal of Screenwriting, 8 (2): 147–59. https://doi.org/10.1386/josc.8.2.147_1.