Jonas Prinzleve

jonas.prinzleve@campus.ul.pt

GrupoCITCOM

Ciência ID 0416-BAB6-6F56

Jonas Prinzleve é mestre em Cultura Pós-colonial e Política Global da Goldsmiths, Universidade de Londres (2017). Desde 2018/19, é doutorado no Programa Internacional de Doutoramento em Estudos Comparatistas (PhD-COMP) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde desenvolve o projeto de investigação A decolonial turn in public memory? Hamburg and Lisbon compared com uma Bolsa de Doutoramento da FCT. No Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) é membro do projecto de investigação "Constelações da Memória: Um Estudo Multidireccional de Migração e Memória Pós-colonial", financiado pela FCT (PTDC/SOC-ANT/4292/2021). Em 2022, tornou-se fellow internacional da Plataforma de Estudos da Memória de Frankfurt na Universidade Goethe de Frankfurt. Desde 2019, foi nomeado para o Conselho Consultivo sobre a Descolonização de Hamburgo pelo Ministério da Cultura e Média. É autor do projecto digital ReMapping Memories Lisboa - Hamburg, acolhido pelo Goethe-Institut Lisboa. É também co-organizador, com a Morgane Delaunay, do ciclo de seminários Memory, Culture and Citizenship in Post-Colonial Nations da Linha de investigação Legados do Império e do Colonialismo em Perspectiva Comparada.


Áreas de investigação

Património cultural e memória
Teoria pós-colonial e (de-)colonialidade
Cidades, migração e cultura urbana
Estudos de museus e sociedade civil pós-colonial


Publicações seleccionadas

Prinzleve, J. (2022). Silent memorylands: City branding and the coloniality of cultural memory in the Hamburg HafenCity.Memory Studies, https://doi.org/10.1177/17506980221122161.

Prinzleve, J. (2021). "Lisboa e a Memória do Império: Património, Museus e Espaço Público. Elsa Peralta. Recensão". Análise Social, 2 (239): 399-402.

Prinzleve, J. (2021).Lugares de memória pós-coloniais: O conceito de lugar de memória no contexto do projeto ReMapping Memories Lisboa-Hamburg. Disponível em: https://www.re-mapping.eu/pt/contextos.

Prinzleve, J. (2021). Linhas de conexão: Acerca do legado colonial comum das cidades portuárias de Lisboa e Hamburgo. Disponível em: https://www.re-mapping.eu/pt/contextos.