Murilo Guimarães

mrguimaraes@edu.ulisboa.pt

Projecto Legados do Império e do Colonialismo em Perspectiva Comparada - CITCOM

Ciência ID421E-3E3F-0FD8

Murilo Guimarães é Investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas. Licenciado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil, fez Mestrado e Doutoramento em Antropologia Social e Cultural no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua tese, aprovada em Julho de 2022, é intitulada “Neoliberalismo, amizades e recordações - eleições numa sociedade complexa do Alentejo Português”. Em 2017, organizou, junto com o Mediterraneanist Network (MEDNET), o ‘workshop’ “Winds of change: Politics, Economy, Ethnicity and Mediterranean”. Actualmente, integra a equipe do projecto “Constellations of Memory: a multidirectional study of postcolonial migration and remembering”.

Antropologia da Política
Rituais de rememoração
Neoliberalismo e classes sociais
Etnografia digital

Guimarães, M. (2017). Review of the book Managing Ambiguity: how clientelism, citizenship, and power shape personhood in Bosnia and Herzegovina, by Čarna Brković, Social Anthropology, Vol. 27, Issue 04: 96.

Guimarães, M. (2015). "O Problema do Clientelismo em Contextos Locais Brasileiros: Reflexões sobre Negociações de Interesses entre Elites Políticas e Eleitores". In XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Lisboa: Conlab. V. Único: 8669-8679.