Seminário CITCOM: Documentary in the colonial era: from scholarly and institutional collaboration to the activation of the film archive

22 de Fevereiro de 2024 | 16h00 | Sala B112.B (Biblioteca FLUL)

Seminários de Investigação CITCOM - Problemáticas das Sociedades Contemporâneas

Esta apresentação baseia-se no projeto de investigação “Documentário institucional e cinema amador na era colonial: análises e utilizações” (PID2021-123567NB-I00), financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação espanhol/Agência Estatal de Investigação e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Em parceria com a Filmoteca Española, o projeto identifica, documenta e analisa as centenas de produções filmadas em Marrocos e na Guiné Equatorial para mapear uma parte fundamental da história audiovisual espanhola que tem sido habitualmente negligenciada. Questiona ainda o legado da história colonial no presente. Esta palestra abordará os resultados provisórios do projeto e abordará os desafios metodológicos, teóricos, éticos e organizacionais de um empreendimento tão ambicioso. Miguel Fernández Labayen é professor associado do departamento de Estudos de Comunicação e Media da Universidade Carlos III de Madrid, onde é membro do grupo de investigação Tecmerin e do Instituto de Cinema Espanhol.