Outubro e Novembro 2024 | 18:00 - 20:00 | B112.C e B112.B

Apresentação e objectivos

O Curso de Formação e Curso Livre “O Mundo Lido: Práticas de leitura e inovação pedagógica” tem como objectivo último dotar os participantes de uma formação actualizada nas áreas da Literatura Comparada e da Literatura-Mundo, com incidências relevantes no ensino do Português e numa capacidade efectiva de leitura crítica.

Propõe-se nesse sentido:

Debater sinergias e equívocos de conceitos como os de literatura nacional, literaturas europeias, literaturas em português e literatura-mundo, no plano da relação entre cânone(s) e antologia.

Desenvolver práticas e projectos de leitura literária, articulando teoria e práxis, com integração dos contributos individuais na reflexão colectiva.

Propiciar o diálogo com textos e conteúdos programáticos do Ensino Básico e Secundário, numa perspectiva de desenvolvimento curricular que articule na prática a ideia de “mundo lido”.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário (Grupos 200, 210, 220 e 300); Professores do Ensino Superior; Formadores; Estudantes universitários; Outros interessados na área.

Formato

Curso aprovado pela Comissão Coordenadora do Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa e acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo: CCPFC/ACC-1196228/23). Os docentes são professores do Ensino Superior, certificados enquanto formadores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC, Universidade do Minho).

O Curso contempla 12 horas lectivas em regime presencial, distribuídas por 6 sessões teórico-práticas de 2 horas (18:00-20.00), que decorrerão entre 15 de Outubro e 5 de Novembro de 2024. Acrescem 16 horas de trabalho para avaliação, perfazendo um total de 28 horas, correspondentes a 1 ECTS.

A comparência e participação em dois terços das sessões realizadas e a entrega do trabalho escrito conferirão, para além de um certificado, 1 ECTS, como referido.  Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios pré-definidos, com tradução numa escala quantitativa de 1 a 10.

A leccionação estará a cargo de Helena Carvalhão Buescu, Maria Graciete Silva e Simão Valente, investigadores integrados do CEComp, Grupo Morphe (até data recente, no caso do último).

Inscrições

As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Julho e são limitadas a 30 participantes, devendo usar-se, para o efeito, o seguinte formulário.

A atribuição das vagas será feita por ordem de inscrição.

A inscrição no Curso pode ser efectuada nas seguintes modalidades:

- Inscrição sem certificado: 20€;

- Inscrição com certificado: 30€.

As taxas de inscrição serão processadas pelos Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para quaisquer dúvidas relativas ao curso, deverá escrever para o seguinte endereço: omundolido@letras.ulisboa.pt.

Queira, por favor, consultar o programa do Curso e outras informações relevantes sobre o corpo docente e a avaliação.