POSTHUMAN: Imaginação Literária Pós-Humanista

Coord: Ricardo Gil Soeiro

O projecto explora as maneiras através das quais a imaginação literária pós-humanista contribui para uma consciência crítica dos limites dos pressupostos antropocêntricos e humanistas tradicionais, desafiando radicalmente as fronteiras entre o humano e o não humano, o eu e o outro, o orgânico e o tecnológico. Ao fornecer um ponto de vista pós-dualista e não hierárquico para reflectir sobre questões como subjetividade, alteridade e ética, esta abordagem pós-humanista, operando a vários níveis, oferece um repensar de debates de longo alcance sobre o futuro do humanismo. Levando a cabo análises de estudo de caso de obras literárias paradigmáticas, este projecto afasta-se significativamente dos estudos anteriores, na medida em que valoriza a seminalidade da literatura nesses debates e espera mostrar como a teoria pós-humanista pode iluminar os textos literários e como estes podem, por sua vez, levar a uma reavaliação da teoria pós-humanista.

Objectivos

Os principais objetivos deste projecto de investigação são:

• Explorar novas abordagens teóricas para o pós-humanismo e traçar novos caminhos para futuras pesquisas sobre o pós-humanismo, uma vez que aborda tópicos como subjectividade, hermenêutica e imaginação literária;
  • Examinar criticamente através de estudos de caso a maneira como as representações literárias da subjetividade ilustram de forma única e dão corpo a questões relativas ao descentramento do humano e à lógica da metafísica antropocêntrica (em direção a uma nova compreensão conceitual da vida além do eu);
  • Contribuir ativamente para a constituição de uma comunidade intelectual e científica activa na reflexão sobre o pós-humanismo;
  • Produzir uma ampla variedade de resultados que melhorarão nossa compreensão da literatura pós-humanista e causarão um impacto significativo no campo do pós-humanismo como um todo.

Principais Publicações

• 2020 - Reader in Posthumanism: Pós-Humano. Que futuro? Antologia de Textos Teóricos, ed. Lígia Bernardino/Marinela Freitas/R. G. Soeiro);
  • 2020 - Poéticas do Devir: Interstícios Pós-Humanistas, ed. Igor Furão/João O. Duarte/M. J. Cantinho/R. G. Soeiro.
  • 2019 - O enigma claro da matéria, R. G. Soeiro.

Actividades anteriores

• I Study Day Poéticas do Devir: Interstícios Pós-Humanistas, School of Arts and Humanities, University of Lisbon. 12 December 2018.
Equipa

Membros integrados
Ricardo Soeiro (CEComp-FLUL)
Igor Furão (CEComp-FLUL)