Estética da Memória e das Emoções
Coord: Inês Robalo
Este projecto aprofunda a investigação sobre memória e emoções na literatura e nas artes desde a modernidade até os dias de hoje. O estudo das representações artísticas contemporâneas do trauma tem um papel preponderante na nossa actividade. Tem-se em conta o papel desempenhado por diferentes media na mudança de padrões canonizados e expectativas “naturais”. O projeto analisará manifestações estéticas – filosóficas, literárias e artísticas – da memória e das emoções na modernidade desde o Romantismo. Centra-se na codificação e regulação das emoções e na sua desconstrução nos períodos subsequentes – processo que começou com a emergência do Realismo, evoluiu até ao virar do século e ainda é visível na arte e na literatura contemporâneas. A nossa investigação também visa abordar possíveis códigos específicos à categoria do género para a regulação e a estetização das emoções. Além disso, incide sobre a mudança radical que a cultura e as artes sofreram na era digital e sobre o impacto dos meios de comunicação e das novas tecnologias nas dimensões culturais da memória e da emoção.
Objectivos
O principal objetivo deste projeto é aprofundar a pesquisa sobre as representações artísticas da memória e das emoções, considerando a estreita relação entre ambas. Aspectos específicos dessa relação, como o tema do trauma e a actual questão da identidade transcultural associada ao fenómeno da migração, desempenham um papel significativo nas nossas acções. Este projeto também considera o papel desempenhado pelos diferentes meios de comunicação na mudança de padrões canonizados e expectativas “naturais”. Tem como objectivo analisar as manifestações estéticas – filosóficas, literárias e artísticas – da memória e das emoções na Modernidade desde o Romantismo e tem como foco a codificação e regulação das emoções e sua desconstrução nos períodos subsequentes. Também analisa códigos específicos de género e seu papel na regulação e estetização das emoções. Este projeto aborda também a mudança radical que a cultura e as artes sofreram na era digital e o impacto dos media e das novas tecnologias nas dimensões culturais da memória e da emoção.
Actividades recentes e previstas
27 – 28 de Março de 2023: Seminário Internacional. OS LABIRINTOS DO MAL: ENSAIOS SOBRE O ÓDIO NA LITERATURA E NO CINEMA. Org. Teresa Mendes, Gerd Hammer, Luís Cardoso. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2022. Fernanda Mota Alves et alii, Passages, deviations and bridges: memories of the Empire – Peter Lang.
2021. Alves, Fernanda; Mendes, Teresa & Seixas, Camila. The Children’s Book and Emotions Study Day. Lisboa: FLUL/CECcomp.
Principais Publicações
- Seixas e Sousa, Camila et. al. (eds.) 2022. Memories of Displacement. Ribeirão: Edições Húmus.
- F. Mota Alves; G. Hammer; P. Lourenço (eds.) 2018. Identidades em trânsito. Famalicão: Edições Húmus.
- Rodrigues Cadete, Teresa. Friedrich Schiller. 2021. Ensaios Estéticos. Tradução / Introdução / Comentário / Glossário. V. N. Famalicão: Húmus.
- Soares, Luísa Afonso. 2021 ”Imagining Transcultural Identities in Turkish-German Literature and Cinema” in Discourses on Nation and Identities, The Many Languages of Comparative Literature, Vol.3, ed. Daniel Syrovy, Berlin/Boston: Walter de Gruyter.
- Schaper, Benjamin e Hammer, Gerd, eds. 2020. Loneliness. Revista Dedalus 24. Chamusca: Edições Cosmos.
Actividades anteriores
- 2016. Mota Alves, Fernanda, Luísa Soares and Cristiana Vasconcelos Rodrigues. Estudos de Memória. Teoria e Análise Cultural. Lisboa: Húmus.
- 2011. Gil Costa, Fernanda and Igor Furão. Estética das Emoções. Lisboa: Húmus.
- 2010. Mota Alves, Fernanda, Daniela Di Pasquale, Sofia Tavares and Ricardo Gil Soeiro. Filologia, Memoria e Esquecimento – ACT 20. Lisboa: Húmus.
Membros integrados
Cristiana Vasconcelos Rodrigues
Diana Myiake
Fernanda Gil Costa
Fernanda Mota Alves
Gerd Hammer
Luís Miguel Cardoso
Luísa Soares
Maria Inês Robalo
M. Francisca B. B. de Alvarenga
Patrícia Lourenço
Teresa Cadete
Teresa Mendes
Membros em formação
Camila Sousa