VIAGEM E UTOPIA

P.I. Ana Isabel Moniz

Este projecto tem vindo a realizar pesquisas sobre a variação e problematização da escrita de viagens e do paradigma utópico nos tempos contemporâneos.
Visa estudar a escrita contemporânea de viagens como experiência do mundo (global) e da prática literária, apoiada por novas dinâmicas de interpretação que implicam desvios, redes e conexões, a fim de trazer para o primeiro plano as suas projecções criativas e críticas: relativas a novas vias de compreensão e também à problematização do Universo Conhecido, relacionadas com o homem, o mundo e a própria escrita (de viagens).
Visa também analisar os modos de desestabilização das narrativas utópicas e as diferentes formas de pensar sobre o Homem e o Mundo; e investigar como o pensamento contemporâneo idealiza a utopia - ou, inversamente, a distopia, explorando os problemas estéticos, culturais e ideológicos levantados pelo discurso utópico, bem como as suas bases temáticas, psicológicas e histórico-literárias.
Visa ainda a criação de um projecto enciclopédico digital que permita a análise crítica das representações poéticas da experiência da ilha, assim como do potencial poiético e criador do arquétipo “ilha” nas literaturas insulares. Ao repensar estes temas, a investigação inclui os estudos sobre Utopia, que tem sido trabalhada por este projecto.

Objectivos

• Uma compreensão crítica da Escrita de Viagem abrindo-se à hermenêutica do Outro e permitindo a discussão de conceitos como "encontro", "confronto", "cultura" e também da própria "literatura".
  • Examinar e discutir problemas de ponta nos Estudos Utópicos a fim de abordar novas pesquisas sobre utopias contemporâneas, tendo em conta interdisciplinarmente a abordagem dos problemas estéticos, culturais, sociais e ideológicos levantados pelo recente discurso utópico.
  • Estabelecer uma rede de trabalho interinstitucional em Estudos Insulares.

Actividades

Jornada V - Utopia and Dystopia in Question. Mapping the Crisis: Theoretical, Critical and Fictional Issues, organizada pela Universidade de Bolonha, Universidade da Madeira e Centro de Estudos Comparatistas - Universidade de Lisboa, realizada na Universidade de Bolonha (30 de Março 2022);

Jornada IV - Viagem e Utopia - Projectos e Reflexões: Pensar a Utopia hoje?, realizada na Universidade da Madeira (27 de Outubro de 2018);

Conference “Travel and Utopia III – Projects and Reflections: Theoretical and Contemporary Critical Approaches”. School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, December 11, 2017.

International Conference “Recepção da Utopia na Literatura e Crítica Contemporânea”, School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, November 17, 2017.

Seminar in the scope of the program of the Summer School promoted by APEF (Association Portugaise d’Etudes Françaises), on the subject “La Théorie littéraire aujourd’hui. Méthodes et enjeux”, held in the University of Algarve. July 16-22, 2017.

Two seminars on the topic “J.M. G. Le Clézio, La Quarantaine: Pós-Modernismo, Viagem e Utopia”, in the scope of the Free Course “Imagens da Europa na Literatura do Séc. XX”, held at the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon. May 18-25, 2017.

Seminar “Utopia: Projects and Reflections Between Lisboa and Bologna”, joint organization of the Centre for Comparative Studies (University of Lisbon) and the Centre for Research and Utopian Studies (University of Bologna), held at the University of Bologna. January 20, 2017.

Publicações

Ana Isabel Moniz, Joaquim Pinheiro, Leonor Martins Coelho, Alcina Sousa e Cristina Pinheiro (coords.), Viagem e Cosmopolitismo. Da Ilha ao Mundo. Famalicão: Edições Húmus. 2020. ISBN: 978-989-755-610-4.

Utopia – Bibliografia Crítica Anotada (2000-2005), Edições Cosmos. November, 2017.

Equipa
Membros integrados