Maria Rosaria Corvino é doutoranda no Departamento de Literaturas Românicas da Universidade de Lisboa. É também membro do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) e do grupo de investigação MORPHE Texto e Memória, subgrupo Literatura Mundo Comparada. É mestre em Estudos Editorias e Literatura pela Universidade de Roma La Sapienza, com uma tese intitulada “A indústria editorial portuguesa: um percurso histórico-cultural da censura salazarista até à contemporaneidade”. A sua investigação actual centra-se na literatura portuguesa e italiana do século XX, analisando especificamente a representação dos espaços rurais entre 1940 e 1960 através dos prismas ecocrítico e geocrítico. É membro do comité editorial da revista académica “Estrema: revista interdisciplinar de Humanidades” no CEComp. É também membro da European Association for the Study of Literature, Culture, and Environment (EASCLE).
Áreas de investigação
Representação literária e fenómenos sociais da paisagem rural em Portugal e Itália (1930-1960)
Literatura e questões ecológicas
Neo-Realismo português e italiano
Ecocrítica
Geocrítica
Publicações seleccionadas
2023. “Testimone di una lontana terra: gli scritti brasiliani di Domenico Rea”. In V. Salerno, O. Belissimo, E. Rimolo (ed.), L’estro furioso. Domenico Rea da Napoli a Nofi”, 167-178. Napoli: Federico II Press.
2021. “Porquê sempre o mar?” A simbologia da água, do barco e da praia como espaço de diálogo intertextual entre Cecília Meireles, Glória de Sant’Anna e Sophia de Mello Breyner Andresen in Caderno Seminal, n. 38, Escrita de Mulheres: poesia.