Telma Carvalho

telma.carvalho@campus.ul.pt

GrupoLOCUS

Ciência ID1A1B-18EA-3E88

Telma Carvalho é doutoranda em Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como bolseira da FCT, tendo concluído anteriormente o mestrado em Tradução (Universidade de Lisboa, 2020) e a licenciatura em Tradução e Interpretação de Chinês-Português (Instituto Politécnico de Leiria/Instituto Politécnico de Macau/Universidade de Línguas e Culturas de Pequim, 2011). Trabalhou nas áreas de tradução e de ensino de português em várias universidades na China, onde viveu durante dez anos com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos sobre a língua e a sociedade do país. Actualmente, a sua investigação foca-se na ficção científica chinesa do século XX.

Literatura e cultura chinesas
Tradução literária
Estudos de ficção científica

2021. Liu Cixin, O Problema dos Três Corpos (tradução). Lisboa: Relógio D’Água Editores.

2020. A revista Nova Juventude e os experimentalistas da literatura moderna chinesa. Dissertação de mestrado em Tradução. Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.