Elisa Mariotti

emariotti@edu.ulisboa.pt

Projecto Legados do Império e do Colonialismo em Perspectiva Comparada – CITCOM

Ciência ID 00000

Elisa Mariotti é doutoranda no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É licenciada em Línguas, Civilizações e Ciências da Linguagem pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza (2018) e mestre em Línguas e Literaturas americanas, europeias e pós-coloniais pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza (2021), com uma tese intitulada “Um olhar contemporâneo sobre a questão indígena: diálogo entre Macunaíma e a narração antropológica pós-estruturalista”, orientada pela Professora Vanessa Castagna. Realizou um estágio extracurricular pós-mestrado (Erasmus +, 2021) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa, no âmbito do projeto de investigação MOV. Corpos em Movimento: Circulações, Narrativas e Arquivos em Tradução (LOCUS, CEC), sob a tutoria da Professora Marta Pacheco Pinto. Foi admitida no Programa Internacional de Estudos Comparatistas (FLUL, 2021/2022), com um projeto de investigação focado na formação de identidades híbridas, no contexto colonial africano e pós-colonial/metropolitano português, com base na literatura portuguesa contemporânea e na antropologia, sob a orientação da Professora Elsa Peralta. É membro do CITCOM e da Linha de Investigação Legados do Império e do Colonialismo em Perspectiva Comparada.

Literatura portuguesa e brasileira
Literatura contemporânea
Antropologia
Estudos Pós-coloniais
crítica pós-estruturalista

Mariotti, E. (2021), Um olhar contemporâneo sobre a questão indígena: diálogo entre Macunaíma e a narração antropológica pós-estruturalista (tese de mestrado), Venezia: Università Ca' Foscari (disponível em Open Access).

.