Joana Horta Botelho e Castro

joanahbotelho@gmail.com

GrupoMORPHE

Ciência ID 691E-0FCE-E047

Nasceu em 1982 e vive em Lisboa, Portugal. É mestre em Arquitectura pela Faculdade deArtes e Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa. Foi produtora do Aura Festival na vila de Sintra e investigadora colaboradora do Social Light Lab do CITAD- Centro de Investigação do Território, Arquitectura e Design – da Universidade Lusíada de Lisboa. É curadora do espólio da escritora Fernanda Botelho (1926-2007), projeto financiado pela Fundação Calouste de Gulbenkian e pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa na componente de conservação e salvaguarda (2015-2016) – Concurso anual “Salvaguarda, Conservação e Tratamento de Acervos”. Desde 2013 que dirige a Associação Gritos da Minha Dança, entidade responsável pela salvaguarda e conservação do acervo documental e bibliográfico da escritora e promotora de actividades de extensão cultural em torno da sua obra. O projecto em torno da Casa-Museu Fernanda Botelho, no concelho do Cadaval, distrito de Lisboa, é também da responsabilidade desta associação. É colaboradora do Grupo Morphe fazendo parte dos projectos acolhidos sob o título Textualidades do CEC- Centro de Estudo Comparatistas – da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na pesquisa no espólio de Fernanda Botelho, 1926- 2007, visando reedições e novas edições dos seus romances e outros textos, bem como é investigadora do ARTIS- Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo integrado em 2016 o doutoramento em Arte, Património e Restauro – Ciências do Património com o tema: “ESTRATÉGIAS DE SALVAGUARDA E DE DIVULGAÇÃO CULTURAL EM CASAS MUSEU. ESPECIFICIDADES DE COMUNICAÇÃO DE UM PATRIMÓNIO LITERÁRIO. A CASA MUSEU FERNANDA BOTELHO.”.

Pátrimónio
Arquitectura