Ana Bela Morais

anabelamorais7@gmail.com

GrupoLOCUS

Ciência IDEF17-140D-BB47

Ana Bela Morais é investigadora contratada no Centro de Estudos Comparatistas, no qual coordena o Grupo LOCUS – Espaços, Lugares, Paisagens. É membro integrado do Subgrupo DIIA – Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos, sendo responsável pela linha de investigação “Sistemas de censura nas artes visuais e performativas da Península Ibérica dos séculos XX e XXI”, na qual se integra o seu projecto de investigação “Censura e Cinema no Espaço Ibérico, de 1968 à actualidade”. Co-lecciona o Seminário de Mestrado / Doutoramento Tópicos em Estudos Comparatistas II -“Tempos e Espaços no Cinema Português”, no Programa de Estudos Comparatistas da FLUL. Na Licenciatura lecciona, também, História do Cinema, Cinema e Literatura e colabora na leccionação de Exercícios Críticos sobre a Cultura Contemporânea. Doutorou-se em Estudos de Cultura sob a temática da violência e identidade no cinema na passagem do século XX para o século XXI, na FLUL.

Cinema e Censura na Península Ibérica
História do Cinema
Cinema e Literatura
Estudos Interartes
Estudos de Cultura

2022. [Coautoria com Bruno Marques e Isabel Araújo Branco], “Banned Images: censorship and artistic creation in the contemporary Iberian space” / “Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo. Apresentação.” In Diálogos. Universidade Estadual do Maringá / Brasil, V. 26, Nº 1 (1- 6).

2022. “Censorship of eroticism and violence in cinema in Portugal (1968-1974)” / “Censura ao erotismo e violência no cinema em Portugal (1968-1974)” In Diálogos. Universidade Estadual do Maringá / Brasil, V. 26, Nº 1, (83- 97).

2021. “Censura ao cinema nas ditaduras ibéricas: introdução”, In Ler História, Nº 79, (9-15).

2021.  “Censura ao cinema no marcelismo e tardo-franquismo: uma perspectiva comparada”, In Ler História, Nº 79 (63-84).

2021.  Cartas a uma Ditadura. Dossier Pedagógico. Lisboa: Plano Nacional de Cinema, Instituto do Cinema Português e Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

2021. (Coautoria com José Duarte). “O Novo Cinema Americano” In Nelson Araújo (Coord.) História do Cinema. Dos primórdios ao cinema contemporâneo.  Lisboa: Edições 70, (315-332).

2017. Censura ao Erotismo e Violência. Cinema no Portugal Marcelista (1968-1974). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.