Amândio Reis

amandio.reis@edu.ulisboa.pt

GrupoTHELEME

Ciência ID1B15-F383-4705

Amândio Reis é investigador contratado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e director da Compendium: Revista de Estudos Comparatistas. Completou o doutoramento em 2020 na U. Lisboa (PhDCOMP), em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica), com uma Bolsa de Doutoramento FCT. Recebeu duas Bolsas de Investigação Científica nos projectos financiados FCT Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema (Centro de Estudos Comparatistas da UL, 2012-2016) e Narrativa & Medicina: (con)textos e práticas interdisciplinares (Centro de Estudos Anglísticos da UL, 2013-2015). Coordena o grupo de investigação THELEME–Estudos Interartes e Intermédia, no Centro de Estudos Comparatistas, colaborando também no projecto científico e editorial C&WL–Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Foi investigador visitante na Université Paris Diderot – Paris 7 (2018) e é docente colaborador na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2015. A sua investigação actual situa-se na intersecção entre os estudos de narrativa e a literatura comparada, incidindo sobretudo no conto e noutros géneros da narrativa breve, do Fim de Século ao período modernista.

Literatura Comparada
Estudos Lusófonos
Literatura e Cultura do Século XIX
Narrativa Breve
Estudos Interartes

2022. “Pessoa and Personification: The Early Stories in English”. Pessoa Plural—A Journal of Fernando Pessoa Studies N.º 22 (Brown University).

2022. Short Stories, Knowledge and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James and Guy de Maupassant. Londres: Palgrave.

2021. A fada dos olhos grandes: Proporção Inversa nos ‘Fragmentos’ de Almada Negreiros”. Microtextualidades — Revista internacional de microrrelato y minificción, vol. 1, n.º 9 (U. San Pablo CEU).

2021. “Então Eu, o Tigre: Clarice Lispector e o Animal Autobiográfico”. Revista Dobra — Literatura, Arte, Design N.º 7 (1-12).

2018. “Collecting Henry James: From Ghost Stories to Ghost Texts”. Journal of the Short Story in English N.º 71 (57-75).