Helder Thiago Maia

heldermaia@edu.ulisboa.pt

GrupoMORPHE - CITCOM

Ciência ID921E-C611-3428

Helder Thiago Maia é investigador no Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2018), mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2014), graduado em Letras Vernáculas e Espanhol pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Direito pela Universidade Católica do Salvador (2006). Realizou pós-doutoramento na Universidade de São Paulo com bolsa FAPESP (2019-2022). É editor das revistas Periódicus (UFBA) e Via Atlântica (USP). É investigador do MORPHE e do CITCOM (Universidade de Lisboa) e membro colaborador dos grupos NuCuS (UFBA), Red LIESS (Universidad Pablo de Olavide) GT Homocultura e Linguagens (ANPOLL).

É o autor dos livros O devir darkroom (2014), Cine[mão]: espaços e subjetividades darkroom (2018) e Donzelas guerreiras: mulheridade, transgeneridade e guerra (2024), e o organizador dos livros Queerizando as literaturas de língua portuguesa (2020), Dissidências de gênero e sexualidade: percepções da crítica literária brasileira (2021) e Dissidências de gênero e sexualidade: uma antologia (1842-1930) (2021). Desenvolve investigação sobre representações pré-coloniais de gênero e sexualidade a partir de textos literários produzidos em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Literatura Comparada
Estudos de Gênero e Sexualidade
Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa

2018. “Transgressões canônicas: queerizando as donzelas-guerreiras”. Cadernos de Literatura Comparada, v. 39 (91-108).

2018. Cine[mão]: espaços e subjetividades darkroom. Salvador: Devires.

2020. “Entra na roda e ginga: imaginário literário brasileiro sobre a Rainha Ginga”. Revista Angolana de Ciências, v.2 (395-419).

2021. [Organizado com César Braga-Pinto). Dissidências de gênero e sexualidade na literatura brasileira: uma antologia (1842-1930). 2 volumes. Lisboa: Index.

2021. “O futuro é a escuridão. Protocolos de leitura de espaços escuros”. Geografias literárias de língua portuguesa no século XXI. Roma: tab edizioni.

2022. [Coautoria com Mário Lugarinho]. “Uma rainha em três continentes: gênero e sexualidade em torno de Nzinga Mbandi”. Declinações: gênero e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Almedina.

2022. “Baltasar do Couto Cardoso: transgeneridades guerreiras no império colonial português”. Letras & Letras, v. 38 (1-29).