Everton V. Machado

evermachado@gmail.com

GrupoLOCUS

Ciência ID3A18-C686-FC2A

Tendo-se doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Paris-Sorbonne/Paris IV (2008) sob a orientação de Pierre Brunel, Everton V. Machado é Investigador Principal (equiparado a Professor Associado) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente da área de Literatura, Artes e Culturas da mesma instituição. Desenvolveu de 2013 a 2018 o projecto de investigação exploratória “The Portuguese Representations of India: Power and Knowledge in a Peripheral Orientalism (19th and 20th centuries)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. No momento, trabalha sobre as representações do Islão na cultura e nas ciências portuguesas. Co-dirigiu o CEComp (2016-2019) e coordenou a equipa “Orion: Orientalismo Português” (2014-2019); actualmente é responsável pelas Publicações Periódicas e pela Comunidade CEComp no repositório da Universidade de Lisboa. O seu livro O Orientalismo Português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema (BNP, 2018) foi finalista do Prémio PEN Clube em 2019 na categoria Ensaio.

Literatura Comparada
Orientalismo
Estudos Lusófonos

2023. “Portugal against the Moors in the 21st century: invisible diasporas and the "mediatic romanticism" of a contemporary opera”. In Twenty-First Century Arab and African Diasporas in Spain, Portugal and Latin America, organizado por Cristián H. Ricci, 163-178. Nova Iorque: Routledge.

2021. “Is it not so easy to go from West to East? A political view of Cecília Meireles in India”. In Cultural and Literary Dialogues Between Asia and Latin America, organizado por Axel Gasquet e Gorica Majstorovic, 225-243. Londres: Palgrave Macmillan.

2020. “"Orientalism from within" in Goa: Local Textual Production in Light of the Legal and Administrative Framework of the Overseas Populations”. In Eastern and Western Synergies and Imaginations: Texts and Histories, organizado por Katrine K. Wong, 97-122. Leiden: Brill.

2018. O Orientalismo Português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: Caracterização de um problema. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.

2014. Co-organizador. ACT 27 – Goa portuguesa e pós-colonial: literatura, cultura e sociedade. V. N. Famalicão: Húmus.

2012. Editor. Les Brahmanes (romance de Francisco Luís Gomes). Paris: Classiques Garnier.

2011. “The Rebellion in a 19th century Indo-Portuguese novel”. In Insurgent Sepoys: Europe Views the Revolt of 1857, organizado por Shaswati Mazumdar, 251-266. Londres, Nova Iorque, Nova Deli: Routledge