Marta Traquino (1972) é artista e investigadora interdisciplinar em Estudos Artísticos – Arte Contemporânea (mas antes de tudo, é uma livre pensadora como aprendeu em casa desde a infância). É investigadora no grupo THELEME – Estudos Interartes e Intermédia, Centro de Estudos Comparatistas – FLUL. De 2013 a 2019 foi Pós-Doutoranda Bolseira FCT com o projecto “Para uma prática reflexiva de uma Arte Conversável no domínio público”. É licenciada em Artes Plásticas – Pintura (FBAUL, 1995), Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Departamento de Sociologia, ISCTE, 2007) e Doutorada em Belas Artes – Arte Pública (FBAUL, 2012).
O percurso de Marta Traquino como investigadora académica não é convencional. Entre a conclusão da Licenciatura e o início do Mestrado teve uma carreira de 10 anos de experiência profissional diversificada. Desde 1995 tem sido formadora, coordenadora e professora de cursos e workshops nos domínios prático e teórico da Arte Contemporânea em diversos projectos pedagógicos (intervenção social, ensino universitário, entre outros) abrangendo uma ampla diversidade de grupos sociais, culturais e etários. Desde o início do seu percurso profissional, Marta Traquino tem explorado as possibilidades da prática e da teoria da Arte como meio de atravessar fronteiras e estabelecer pontes entre diferentes condições sociais e culturais, diferentes crenças e percepções de mundo. Interessa-lhe o potencial específico da arte como uma ferramenta de comunicação efectiva e como um meio inclusivo de aceder e produzir conhecimento que pode intersectar (e complementar) qualquer disciplina.
A investigação de Marta Traquino tem-se centrado em práticas artísticas que abordam o Espaço e o Lugar em contextos urbanos de cidades europeias, reflectindo criticamente sobre o que pode ser denominado como ‘arte pública’ e como ‘espaço público’, questionando expressões na urbanidade de reconfigurações actuais da relação entre experiência, memória e identidade individual e colectiva. É autora do livro “A construção do Lugar pela Arte Contemporânea”, ed. Húmus 2010.
A prática artística de Marta Traquino é multidisciplinar com ênfase conceptual e segue os seus interesses de investigação, independente das circunscrições do circuito institucional da Arte. As suas instalações ‘site-specific’ e propostas para acções colaborativas funcionam como ‘arquitecturas efémeras’ catalisadoras da percepção do indivíduo face às ‘arquitecturas permanentes’ que são tomadas como locais de intervenção, considerando dados pré-existentes e criando situações em ‘micro-contextos’ com potencial metafórico transferível a ‘macro-contextos’, da dimensão pessoal à colectiva. Nos últimos anos, a sua prática de ‘arte conversável’ tem levado à criação de situações contextuais a partir de uma investigação crítica sobre o que acontece entre as características das materialidades dos espaços e as imaterialidades dos modos como as pessoas se relacionam com estes. Tais situações possibilitam condições para a ocorrência de certos estados de percepção do parte do indivíduo em relação ao espaço físico envolvente, e também para a ocorrência de expressões que revelam a relação/confronto do modo de ver/ perceber do indivíduo com os modos de ver/perceber de outros na mesma realidade temporariamente partilhada. A prática de ‘arte conversável’ tem sido tomada por Marta Traquino como uma ferramenta de investigação através da colaboração com investigadores de várias disciplinas e quaisquer outras pessoas com interesse na produção do espaço e práticas espaciais, possibilitando a combinação de análises teóricas com abordagens experimentais baseadas na arte e na vida que alcançam dados mais subtis, mas fundamentais, não acessíveis por metodologias de investigação usualmente estabelecidas.
Publicações seleccionadas
“As sementes foram plantadas à mão”, in Cidades, Comunidades e Territórios, 34 (Jun/2017), Ed. DINÂMIA’CET-IUL, Lisboa, 2017, pp. 17 – 29.
“Entre / Between”, in GAM 13/Graz Architecture Magazine – Spatial Expeditions, Ed. TU Graz, 2016, pp. 186-195.
“A olhar para as paredes”, in “Convocarte” – Revista de Ciências da Arte – nº 1, tema Arte Pública, Org. Fernando Rosa Dias, Ed. CIEBA – FBAUL, Lisboa, Junho 2015, pp. 188-199.
“Diversity in a common space”, in Lo Squaderno No.30, Dec. 2013: Commons – Practices, boundaries and thresholds, Ed. professionaldreamers, Dez. 2013.
“Border Crossing – an artistic project by Paulo T. Silva and Marta Traquino”, in Remaking Borders Conference – Catania 2011, EastBordNet, COST Action IS0803 /2008-13.
Capítulo III: Outros Espaços: Propostas para a acção — “A medida do passo”, in Público/Privado. O deslizar de uma fronteira | act.26 Alteridades, Cruzamentos, Transferências, Org. Francesca Negro, Edições Húmus / CEC, V. N. Famalicão, 2014, pp. 151-173.
“Ser na cidade – urbanidade e prática artística, percepções e acções”, Tese de Doutoramento, FBAUL 2012.
TRAQUINO, Marta, “A Construção do Lugar pela Arte Contemporânea”, Edições Húmus, Abril 2010.
“Um rio tem duas margens”, in BRR 2018: Quando a periferia se torna trendy, Eds. Pedro Costa, Ricardo Venâncio Lopes e Jorge Bassani, DINÂMIA’CET- Instituto Universitário de Lisboa, 2019, pp. 274-283. ISBN 9789897811616.
“Diagonalmente”, in Criar Corpo.Criar Cidade, Org. Ana Estevens e Sofia Neuparth. Ed. Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, 2019, pp. 36-46. ISBN: 978-972-636-269-2.