Maria Helena Marques Antunes

mantunes2@campus.ul.pt

Grupo MORPHE

Ciência ID 7C15-EEBD-C9C9

Maria Helena Marques Antunes é, desde 2016, Leitora de Francês do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas. Desde Setembro de 2019, é Coordenadora dos Cursos de PLE de nível B no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Concluiu o Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura, na especialidade de Estudos Comparatistas, com uma tese intitulada Modalidades de interlocução na poesia peninsular e francesa do século XV (ULisboa, 2017). Interessa-se de modo particular pela literatura medieval francesa e ibérica e tem desenvolvido investigação no âmbito da poesia do século XV. Integra o projeto ECHO: Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral, apresentando regularmente resultados parcelares do seu trabalho, tanto em congressos internacionais como em publicações especializadas. Recentemente, tem trabalhado questões relacionadas com a utilização de textos literários medievais em aulas de língua estrangeira. Esta linha de investigação conduziu-a, por outro lado, a avaliar de que forma os processos de adaptação e de reescrita das obras poderão influenciar a sua receção por parte de uma comunidade de jovens leitores.

2023 «Da difícil aquisição do conjuntivo versus indicativo por aprendentes portugueses e francófonos». Diacrítica, 36(2), 142–158. https://doi.org/10.21814/diacritica.4809

2022 «Si fault de fain perir les innocens…». Carnets [Online], Deuxième série – 24. https://doi.org/10.4000/carnets.14132

2021 «Don et humanisme dans Réparer les vivants de Maylis de Kerangal». In Poétiques et pratiques du don. Sous la direction de Maria de Jesus Cabral et José Domingues de Almeida. Paris: Éditions Le Manuscrit, pp. 205-221. ISBN : 9782304052664

2020 «Christine de Pizan: Myths and Processes of Humanizing and Valuing Women». In Handbook of Research on Translating Myth and Reality in Women Imagery Across Disciplines. Edited by Roxana Ciolăneanu Roxana-Elisabeta Marinescu. Hershey PA: IGI Global, pp. 319-340.

2019a «Fernão Brandão, um poeta polifacetado». In Pragmática y metodologias para el estúdio de la poesia medieval. Editado por Josep Lluís Martos y Natalia A. Mangas. Alicante: Universitat d’Alacant, pp. 371-378.

2019b «Ludus et ironie dans Le Livre des Cent Ballades». In Petit éloge de l’ironie. Actes du colloque international Journée de la Francophonie, XXIVe édition, Iaşi, 29-30 mars 2019. Textes réunis par Félicia Dumas. Iaşi: Éditions Juminea, pp. 21-32.

2019c «‘Se comigo nom m’engano’: Duarte da Gama entre sátira y lirismo». In. Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico. Editado por Isabella Tomassetti, Roberta Alviti, Aviva Garribba, Massimo Marini y Debora Vaccari. San Millan de la Cogolla: Cilengua, pp. 1027-1036.

2018 «Poesia colectiva e círculos poéticos: o caso dos poetas 'acidentais'». In Arte poética e cortesania – O ‘Cancioneiro Geral’ revisitado. Coordenado por Ana Maria Machado, Hélio Alves, Luís Fardilha, Maria Graciete Silva Lisboa: Edições Colibri (Biblioteca - Estudos & Colóquios), pp. 237-247.

2016 «Compositio y argumentación en la poesía de Rui Moniz». Revista de Cancioneros Impresos y Manuscritos, 5, pp. 1-29.

2014 «La pregunta/respuesta filosófica y moral en la poesía cancioneril portuguesa». Svmma [en línea], 3, Primavera, pp.24-38. Doi: 10.1344/Svmma2014.3.3.