Inocência Mata

imata@letras.ulisboa.pt

GrupoMORPHE

Ciência ID CC18-1FDE-D046

Inocência Mata é doutora em Letras pela Universidade de Lisboa, especialidade em Literaturas Africanas, com pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization, Universidade de Califórnia, Berkeley). Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) na Área de Literaturas, Artes e Culturas e membro do Centro de Estudos Comparatistas (CEC/FLUL). De 2014 a 2028 foi professora visitante na Universidade de Macau, onde foi deputy head do Departamento de Português e directora do Centro de Estudos Luso-Asiáticos. É membro de associações de especialidade, tais como a Associação Portuguesa de Literatura Comparada, a Association pour L’Étude des Literatures Africaines (APELA, França), a Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil) e a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-csh), sendo membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe (UNEAS), sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos (UEA), Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras, Académica Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa e Membro Correspondente da Academia Angolana de Letras, membro do Consórcio do CORA – Colectivo pela Renovação de África.

É coordenadora dos seguintes projectos sediados no Grupo MORPHE:

• Projecto FCT A Literatura Colonial Portuguesa: Além da Memória do Império|The Portuguese Colonial Literature: Beyond the Memory of the Empire (2022.06543.PTDC)
  • Projecto GENORE: Género, Normatividade, Representações |GENORE:  Gender, Normativity, Represenations

É também consultora de projectos nacionais e internacionais, membro de conselhos editoriais de revistas nacionais e internacionais, peer-reviewer de artigos para revistas e eventos e professora convidada de muitas universidades, nacionais e estrangeiras, com colaboração dispersa em jornais e revistas da especialidade e é autora de livros de ensaios na área de literaturas em português e estudos culturais e pós-coloniais.

Já foi distinguida com vários prémios, sendo os últimos o PRÉMIO FEMINA 2015, o “Diploma de Mérito” em reconhecimento dos seus préstimos na promoção da ilha do Príncipe no mundo, pelo Governo Regional do Príncipe (2018), o Prémio LUSOFONIA/Educação (2019) e o Doutoramento Honoris Causa (2019), pelo Cypress International Institute University (Lilongwe, Malawi), Homenagem a “Mulheres que Inspiram 2022” (pela Mén Nón -  Associação da Mulher de S. Tomé e Príncipe), o Prémio Educação pela CULTURFACE – Associação Cultural para o Desenvolvimento (2022), o Diploma de Honra e Mérito – Homenagem a Angolanos que se distinguiram em Portugal pela Liga dos Africanos e Amigos de África (LIÁFRICA) e pela Casa da Cultura Angolana Welwitchia (2022).

A Casa dos Estudantes do Império e o Lugar da Literatura na Consciencialização Política. Lisboa: UCCLA, 2015.

A Literatura Africana e a Crítica Pós-colonial (Luanda, 2007/Manaus, 2013, edição revista e aumentada)

Ficção e História na Literatura Angolana (Luanda, 2010/Lisboa, 2011)

Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (Lisboa: 2010)

Discursos Memorialistas Africanos e a Construção da História (Lisboa: 2018)