Hélio Alves

helioalves@letras.ulisboa.pt

GrupoMORPHE

Ciência ID 8112-8335-C075

Hélio Alves (Coimbra, 1963) é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o actual Director do Centro de Estudos Comparatistas. Foi docente da Universidade de Évora e da Universidade de Macau. Leccionou e/ou examinou também nas Universidades de Nova Iorque (CUNY, The Graduate Center), Oxford, Pavia e Sorbonne. Publica regularmente sobre matérias da sua preferência. Gravou dois álbuns de originais em CD para piano solo.

Literatura Portuguesa Clássica
Literaturas Ibéricas dos Séculos XVI e XVII
Literatura Comparada (Renascimento Europeu)
Teoria e Preceptiva Retórica e Poética

2023. “Design Ingeniously Corrected: Corte-Real, Os Lusíadas, and the Gods in the Felicissima”, Emiro Martinez-Osorio e Mercedes Blanco, The War Trumpet: Iberian Epic Poetry, 1543-1639, Toronto: University of Toronto Press.

2022. “El teatro de Gil Vicente y la literatura europea de la Edad Moderna” / “O teatro de Gil Vicente e a literatura europeia da Idade Moderna”, in José Camões; Javier Huerta Calvo (organizadores), Gil Vicente- Portugal y España en los albores del teatro europeo / Gil Vicente – Portugal e Espanha nos alvores do teatro europeu. Almagro / Lisboa, Museo Nacional del Teatro (España) / Museu Nacional do Teatro e da Dança (Portugal), pp. 37-41 / 43-47.

2021. “Garção e a gramática, ou a ficção do teatro português”, Românica. Revista de Literatura, n.º 24, Departamento de Literaturas Românicas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 203-215.

2020. “Barroco”, “Renascimento” e “Luís de Camões 2” in António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen (orgs.), O Cânone, Lisboa: Edições Tinta-Da-China e Fundação Cupertino de Miranda, pp. 125-134, 435-442 e 515-522.

2019. “Cervantes’s Portuguese painter”, Bulletin of Hispanic Studies 96(9), pp. 905-917.

2014. Jerónimo Corte-Real, Sepúlveda e Lianor. Canto Primeiro, edição crítica e comentada, Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.

2006. Tempo para Entender. História Comparada da Literatura Portuguesa, Casal de Cambra: Caleidoscópio (col. “Da Literatura”), 204 pp.