Helena Buescu

hbuescu@letras.ulisboa.pt

Projecto Literatura Mundo Comparada - MORPHE

Ciência ID 5E11-DCFF-FF04

Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática de Literatura Comparada na Faculdade de Letras de Lisboa. Colabora regularmente, como docente ou conferencista, com Universidades da Europa, Brasil e EUA. Tem onze livros publicados, entre os quais Chiaroscuro. Modernidade e Literatura (2001), Cristalizações. Fronteiras da Modernidade (2005), O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente (2005), Emendar a Morte. Pactos e(m) Literatura. (2008), e Experiência do Incomum e Boa Vizinhança (2013). O seu último livro (2019), O Poeta na Cidade. A literatura portuguesa na História, ganhou o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores. Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas, tendo publicado, entre 2018 e 2020, 6 volumes do projecto Literatura-Mundo comparada em Português. Participa regularmente em escolas internacionais, como o IWL Harvard U), o INCH Princeton U e Notre Dame U), e é membro do St. John’s College (Cambridge U), da Academia das Ciências de Lisboa, e ainda da Academia Europaea.