Filipa Rosário

filiparosario@campus.ul.pt

Projecto Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos - CITCOM

Ciência ID

Filipa Rosário é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEComp), onde ensina Cinema Português e Análise Fílmica. É a Presidente da Direcção da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento. No CEComp, integra o sub-grupo de investigação “Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos” (CITCOM), no âmbito do qual desenvolve o projecto “Os Tempos da Paisagem no Cinema Português (1960-Atualidade)”.

Co-editou os volumes colectivos  REFOCUS: The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata (Edinburgh University Press, 2022) e  New Approaches to Cinematic Spaces (Routledge, 2019). É autora de O Trabalho do Actor no Cinema de John Cassavetes (Sistema Solar, 2017).

Estudos Fílmicos;
Cinema Português;
Cinema Contemporâneo;
Estudos de Paisagem;
Natureza no Cinema.

Duarte, José & Rosário, Filipa (Eds) (2022). REFOCUS: The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata. Edinburgh: Edinburgh University Press.

Rosário, Filipa (2022). “Other Landscapes: On the Expanded Cinema of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata”. In Duarte, José & Rosário, Filipa (Eds.) REFOCUS: The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata. Edinburgh: Edinburgh University Press, 246-260.

Rosário, Filipa (2020). “Portugal’s Year Zero: Emergent Women Directors, 2013–17”. In Liz, Mariana & Owen, Hilary (Eds.) Women’s Cinema in Contemporary Portugal. United Kingdom: Bloomsbury Academic, 212-230.

Rosário, Filipa & Villarmea Álvarez, Iván (Eds.) (2018). New Approaches to Cinematic Spaces. Londres: Routledge/ Taylor & Francis Books.

Rosário, Filipa (2017). O Trabalho do Actor na Obra de John Cassavetes. Lisboa: Sistema Solar.