Francesca Negro

francescanegro42@gmail.com

GrupoTHELEME

Ciência ID E81C-A2B2-3B7F

A Doutora Francesca Negro tem formação académica em Literatura Comparada e em estudos da Performance. Tem um ampla experiência de ensino académico, desenvolvido entre Itália Portugal e Inglaterra, bem como de orientação na investigação para alunos de Licenciatura, pós-graduação e mestrado. Depois de ter dedicado vários anos aos Estudos Interartísticos como membro do grupo THELEME do CEC, dedicando-se especialmente ao tema do espaço privado na literatura na sua relação com a arquitetura e os estudos urbanos, dedica-se agora à área dos Estudos da Performance no âmbito da diáspora africana, uma área que ela tem explorado na ultima década e cujo interesse levou-a à realização de um segundo mestrado em Artes Cénicas na Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho principal divide-se actualmente entre a edição do seu primeiro volume monográfico: Do ritual ao palco: O desenvolvimento estético e cultural das danças religiosas de origem africana em Cuba, que deriva da tese de mestrado em Artes Cénicas, e a edição crítica e tradução de uma peça inédita sobre Zumbi dos Palmares, figura icónica da revolta dos escravos no Brasil da época colonial. Colabora com o projecto de investigação Modern Moves financiado pelo ERC, ocupando-se da análise das danças da região de Goa, através do estudo comparativo estrutural sobre o Mandó e as danças anteriores e contemporâneas presentes nas províncias ultramarinas do Império Português. É também professora de Língua e Cultura Italiana do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Áreas de investigação

Estudos Comparatistas
Artes da performance
Estudos Pós Coloniais
Antropologia Cultural
Estudos Culturais


Publicações seleccionadas

From Ritual to Stage. Afrocuban religious dances in their aesthetical and cultural development.

“Público e Privado. O deslizar de uma fronteira”. Lisboa, Húmus, 2013.

“Waltz with Bashir: estética da guerra e da memória”, in Estética das Emoções, Lisboa Húmus 2011.

“Memória e espaço. Italo Calvino:As Cidades Invisíveis e A Memoria do Mundo” in ACT 20 Filologia memoria esquecimento, Lisbon, 2010.

“Katherine Dunham: choreographic reconstruction of the anthropologic journey”, for a volume on Katherine Dunham that will be edited by Ananya Kabir, and published by Pelgrave, UK. (forthcoming)

“Il corpo come frontiera, Paolo Volponi e Tiziano Scarpa” in, Between, Frontiere, Confini, Limiti Vol 1, N° 1. 2011. Mais info.

“Il tempo dei luoghi: la memoria topográfica nell’opera di José Saramago” proceedings of the annual conference of COMPALIT 2007, N. Scaffai e C. A. Augieri (edit) “Memoria e Oblio: le scritture del tempo” «Compar(a)ison», 2008, Vol. I, p.187-195.

“Os projectos brasileiros de Alvin Ailey e o Teatro popular brasileiro de Solano Trinidade” to be published in Brasiliana, Spring 2018. (forthcoming)

“Zumbi dos Palmares” critical edition and translation of the inedited play by Solano Trinidade e Marcio Tati, to be published in Brasíliana. Spring 2018. (forthcoming).