Duarte Drumond Braga

duartedbraga@gmail.com

GrupoLOCUS

Ciência ID C813-4240-CF6F

Duarte Drumond Braga (n. 1981) é um pesquisador de Pós-doutorado e professor na Universidade de São Paulo, Brasil. Defendeu um Doutoramento (2014) em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa, acerca da questão do orientalismo em Poesia Portuguesa do século 20: Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, e Alberto Osório de Castro. Ele é actualmente membro do Projecto Pensando Goa (financiado pela FAPESP, Brasil) e do Projecto Textos e Contextos do Orientalismo Português (financiado pela FCT, Portugal). De 2004 a 2014 ele foi membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC), e em 2009 recebeu bolsa de doutoramento da FCT. Leccionou Escrita Criativa na Licenciatura da mesma Universidade em Artes e Culturas Comparatistas. Seus interesses de pesquisa actuais são: as obras de Fernando Pessoa, Poesia em Português (séculos XIX e XX), a Literaturas em língua portuguesa de Goa, Macau e Timor e Orientalismo Português. Co-organizou cinco livros, tais como: o volume ensaios de 2007 (com Paulo Borges): Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa e, mais recentemente, (com Catarina Almeida) organizou a antologia poética Nau-Sombra. Os Orientes da Poesia Portuguesa do Século XX (2013). É também autor de diversos artigos relativos a estes domínios de investigação, entre os quais vários ensaios acerca da questão do Orientalismo/Imperialismo em Fernando Pessoa.

Áreas de investigação

Poesia Portuguesa dos séculos XIX e XX;
Literatura Comparada Portuguesa;
Orientalismo Português;
Goa e Macau.

Publicações seleccionadas

BRAGA, D. N. D. Sinais de Oriente em Mário de Sá-Carneiro e Ângelo de Lima. Santa Barbara Portuguese Studies, v. 1, p. 1-13, 2017.

BRAGA, D. N. D. A terra de ninguém do poema: a Grande Guerra na poesia portuguesa. Colóquio. Letras, v. 191, p. 58-67, 2016.

BRAGA, D. N. D. GARMES, H. Indianismos na poesia brasileira e goesa: os casos de Gonçalves Dias e de Paulino Dias. Gragoatá (UFF), v. 21, p. 744-761, 2016.

BRAGA, D. N. D. Poesia e Diplomacia: China e Índia em dois poetas portugueses contemporâneos. Revista de Cultura, v. 51, p. 78-88, 2016.

BRAGA, D. N. D. Por outras mãos: a écfrase da écfrase em Nuno Júdice. ELYRA: REVISTA DA REDE INTERNACIONAL LYRACOMPOETICS, v. 8, p. 163-173, 2016.

OLIVEIRA, S. P. (Org.); BRAGA, D. N. D. (Org.) . Revista do Centro de Estudos Portugueses (Dossiê Ruy Cinatti). 35. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2016. v. 1. 145p.

BOSCAGLIA, F. (Org.); BRAGA, D. N. D. (Org.) . Pessoa Plural Número 9, primavera de 2016 (Número especial: Oriente e Orientalismo). 9. ed. Providence, Warwick, Bogotá: Brown University, Warwick University, Los Andes University, 2016. v. 1. 612p.

BRAGA, D. N. D. CASTRO, P. M. (Org.); GARMES, H. (Org.). Via Atlântica, n.º 30 [Goa ? Literatura e Cultura 2]. 1. ed. São Paulo: Revista do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Un, 2016. v. 1. 348p.