Seminários THELEME #7: A potência invisível das imagens: Discursividade e ficcionalidade na fotografia contemporânea

15 de Maio de 2024 | 15:00-16:30 | Biblioteca FLUL, Sala B112.D (evento presencial e remoto)

Na próxima sessão dos Seminários THELEME-Interartes & Intermédia (2023-2024), Gonçalo Cleto da Silva (NOVA FCSH) fará uma apresentação sobre “A potência invisível das imagens: Discursividade e ficcionalidade na fotografia contemporânea”. Resumo da sessão e nota biográfica do orador abaixo.

Respondente: Paulo Catrica (fotógrafo e investigador no Instituto de História Contemporânea, NOVA FCSH).

Esta sessão decorrerá no dia 15 de Maio, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.D, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).

Resumo:

Apresentação e discussão do processo de pesquisa em curso para o projeto de mestrado em Comunicação e Artes (FCSH-NOVA) intitulado “A potência invisível das imagens: Discursividade e ficcionalidade na fotografia contemporânea”. Durante a sessão, abordaremos temas relacionados com os limites entre o real e o ficcional na fotografia contemporânea, bem como de que forma a discursividade na fotografia contemporânea pode representar um mecanismo para a diluição desses limites, resultando num novo paradigma especulativo no contexto da fotografia - o da real-ficção. Parte da sessão envolve a apresentação da componente prática do projeto, o projeto fotográfico “Ciclone” (título provisório).

Gonçalo Cleto da Silva licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e estudou fotografia no Atelier de Lisboa, encontrando-se atualmente a frequentar o mestrado de Ciências da Comunicação com especialização em Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É fotógrafo e do seu percurso artístico destacam-se a sua participação em exposições coletivas como a “Mostra Nacional de Jovens Criadores” (2022), a VIII edição do Prémio de Fotografia de Sintra (2023), “Hearts on Fire” (2023) na Homem Mau em Lisboa, organizada pela Galeria PLATO, e a participação na Bienal de Arte Jovem de Loures (2023). Em 2023 foi selecionado pela Bienal de Fotografia do Porto para representar Portugal, integrando a plataforma europeia de fotografia FUTURES Photography.