Seminários THELEME #6: O Animal na Idade Média: Representações da Pantera


17 de Abril de 2024 | 15:00-16:30 | Biblioteca FLUL, Sala B112.D (evento presencial e remoto)



Na próxima sessão dos Seminários THELEME-Interartes & Intermédia (2023-2024), Camila Seixas e Sousa (CEComp-FLUL) fará uma apresentação intitulada “O Animal na Idade Média: Representações da Pantera”. Resumo da sessão e nota biográfica do orador abaixo.

Esta sessão decorrerá no dia 17 de Abril, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.D, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).


Resumo:
O Animal na Idade Média: Representações da Pantera


“Os animais pequenos e grandes vêem-na [à beleza], mas não a podem interrogar. [...] Os homens, porém, podem interrogá-la, a fim de que contemplem e entendam as coisas invisíveis de Deus (...)” – assim diferencia Santo Agostinho os homens dos animais, nas suas Confissões (Livro X, VI, 10). Partindo de autores como Santo Agostinho (século IV-V) e Aristóteles (século IV a.C.), procurar-se-á entender a noção de animal no contexto medieval. Atentando no caso da pantera, serão analisadas algumas das suas representações: em textos, nomeadamente De proprietatibus rerum, de Bartolomeu Ânglico (século XIII) e Orto do Esposo, de autor anónimo (finais do século XIV ou inícios do século XV); e em iluminuras, como a do bestiário Bodley 764 (século XIII) ou a do manuscrito de Haia, 10 B 25 (século XV). Que pantera encontramos nestas representações? Um animal, uma figura alegórica, uma produção da mente humana, ou um conjunto destas noções? Estas são algumas das questões a que se procurará dar resposta.


Camila Seixas e Sousa está a desenvolver uma tese de doutoramento sobre a figura da pantera e do leão em duas obras medievais: De proprietatibus rerum, de Bartolomaeus Anglicus (século XIII) e Orto do Esposo, obra portuguesa de autor anónimo (fins do século XIV). Concluiu o mestrado em Estudos Comparatistas (2021) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre a simbologia da serpente em bestiários ingleses e no Orto do Esposo, e a licenciatura em Estudos de Cultura e de Comunicação (2017) na mesma instituição, onde é actualmente bolseira de doutoramento (FCT). Tem como principais interesses a literatura, a cultura medieval e os estudos sobre animais na literatura e nas artes.