Seminários THELEME #4: A cadência da palavra e a re/mediação do irreparável

14 de Fevereiro de 2024 | 15:00-16:30 | Biblioteca FLUL, Sala B112.D (evento presencial e remoto)

Na próxima sessão dos Seminários THELEME-Interartes & Intermédia (2023-2024), Daniel Tavares (ESE-I.P. Viana do Castelo, ICS-U. Minho) fará uma apresentação sobre “A cadência da palavra e a re/mediação do irreparável”.

Respondente: Afonso Dias Ramos (IHA, NOVA-FCSH, IN2PAST).

Esta sessão terá lugar no dia 14 de Fevereiro, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.D, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).

Resumo:
A cadência da palavra e a re/mediação do irreparável

Propõe-se uma abordagem às encenações de Romeo Castellucci com base nas noções de inscrição e escândalo (skandalon). Numa relação que não deixa de apontar para uma tensão entre as artes, palavra e imagem surgem, em Castellucci, como evidência de um exercício extremo de ponderação de uma cadência articulada visual e acusticamente. Partindo das suas diversas dimensões, e em diálogo com autores como Anne Carson ou Herberto Helder, explorar-se-á a palavra como irrupção escandalosa, como marca de uma perda pautada pela extinção individual que ruma, por antecipação, ao coletivo.

Daniel Tavares. Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho (2009), fez uma pós-graduação em Teoria da Literatura: poéticas Interartes (2009-2010). Doutorou-se com a tese intitulada: Do retrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea (Húmus, 2020)projeto financiado pela FCT. É professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e professor convidado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É ainda investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do grupo de investigação em 2i - Identidade(s) e Intermedialidade(s) e da equipa editorial da Revista 2i. Tem trabalhado as representações da ausência e da extinção.