Seminários THELEME #2: Perspetivas sobre a mail art a partir de Portugal
13 de Dezembro de 2023 | 15:00-16:30 | Biblioteca FLUL, Sala B112.D (evento presencial e remoto)
Na próxima sessão dos Seminários THELEME-Interartes & Intermédia (2023-2024), Margarida Cafede Moura (FCSH-NOVA) fará uma apresentação intitulada “Perspetivas sobre a mail art a partir de Portugal”.
Esta sessão terá lugar no dia 13 de Dezembro, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.D, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).
Resumo:
Perspetivas sobre a mail art a partir de Portugal
Esta comunicação propõe apresentar o projeto de estudo da história da mail art em Portugal, partindo da investigação sobre a relação do artista português Ernesto de Sousa com a mail art enquanto movimento e prática artística. Ernesto de Sousa foi uma das principais figuras no panorama cultural português do século XX, com grande atividade enquanto artista, crítico e divulgador de arte, cineasta, fotógrafo. A abordagem com base na fenomenologia e na renovação de conceitos com que justifica a aparente dispersão do seu próprio percurso levam-no, a partir dos anos sessenta, a defender diferentes experiências de arte conceptual, como a mail art. O estudo desta relação compreende a identificação dos valores comuns a este movimento global e à sua prática, o mapeamento das suas redes de correspondência e o papel da mail art no percurso multifacetado de Ernesto de Sousa. Esta investigação implica também a necessidade de equacionar novas formas de pensar a mail art enquanto movimento de arte global e político, composto de múltiplas diferenças regionais, que se estabeleceu como um espaço transnacional de colaboração e diálogo. Neste sentido, esta comunicação propõe também destacar a necessidade e o potencial de estudar a história da mail art em (e a partir de) Portugal, com o intuito de contribuir para o enriquecimento e complexificação das narrativas sobre o movimento, partindo de uma escala local para uma perspetiva global.
Margarida Cafede Moura é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2019), onde também concluiu o Mestrado em História da Arte Contemporânea (2022), com a dissertação «Produção Artística em Rede: a Mail Art de Ernesto de Sousa». Iniciou o Doutoramento em História da Arte Contemporânea em setembro de 2022, na mesma faculdade, e atualmente investiga a história da mail art em Portugal no século XX. Colaborou com o projeto PIM – Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista (PTDC/ARTHIS/29837/2017) enquanto estagiária em 2018, e como bolseira de investigação em 2020. Em 2023 publicou o capítulo «A arte postal de Ernesto de Sousa: uma vanguarda de solidariedade», no livro Ernesto de Sousa 1921-2021: Uma criação consciente de situações/Uma situação consciente de criações.