Iniciativa Jaune Horizon. Foto Documentário

25-28 de Outubro de 2023 | 14:30-18:30 | Galeria Imago Lisboa, FLUL (Sala B112.C)

Iniciativa Jaune Horizon. Foto Documentário. Incluindo as actividades de projecção e debate do filme de Philippe Bazin e a masterclass “Filosofia de campo e fotografia documental crítica: política da representação”, com Christiane Vollaire e Philippe Bazin.

No âmbito da 5.ª edição do Imago Lisboa – Photo Festival, dedicada ao tema Repensar a Identidade, em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) e com o Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (no âmbito das actividades de comemoração dos seus 20 anos), decorrerão duas iniciativas para abordar o tema sob o ponto de vista das práticas fotográficas e videográficas documentais e a sua relação com a vertente da filosofia de campo. Mais do que nunca, o papel da fotografia e da sua divulgação nas redes sociais na construção e desconstrução de identidades é crucial nos dias de hoje. E o campo documental tem tido um papel fundamental no exercício crítico da formulação das identidades e das suas múltiplas derivações, no âmbito das práticas de política de representação. A identidade é hoje um conceito mais complexo, e a sua natureza política tem sido objeto de uma reflexão artística exponencial.

Neste sentido, a primeira iniciativa, a decorrer em 25 de Outubro na Galeria Imago Lisboa (Rua do Vale de Santo António, n.º 50 C), a partir das 18h00 consiste na projecção do filme Jaune Horizon (2019), do fotógrafo francês Philippe Bazin, responsável por um trabalho documental crítico de grande envolvimento social e político, em diversos cenários de crise, ao longo das últimas décadas. O filme parte das 724 fotografias que Phillipe Bazin tirou durante a realização da Segunda Assembleia das Assembleias do movimento coletes amarelos/gilets jaunes (ADA) em Saint-Nazaire, entre 5 e 7 de abril de 2019. A projecção será acompanhada de um debate com a filósofa Christiane Vollaire, autora do conceito de filosofia de campo (Pour une philosophie de terrain, 2017). O trabalho de Christiane Vollaire complementa esta abordagem visual crítica, através de uma nova abordagem filosófica à realidade. A sua praxis é a da escuta e da restituição da palavra às pessoas que vivem, partilham experiências e se organizam para fazer face a situações de provação política.

A segunda iniciativa, a decorrer em 26 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (na sala B112.C, junto da Biblioteca), entre as 15h45 e as 19h00 consiste numa masterclass intitulada “Filosofia de campo e fotografia documental crítica: política da representação”, a realizar por Philippe Bazin e Christiane Vollaire sobre as últimas décadas do seu trabalho em situações sociais e políticas complexas, permitindo uma abordagem interdisciplinar entre a fotografia documental crítica e a noção de filosofia de campo. De entrada livre e sem necessidade de inscrição, é dirigida à comunidade académica e artística.

Nuno Medeiros (coordenação científica geral)
Emília Tavares (coordenação científica e curadoria técnico-artística)
Rui Prata (coordenação científica e curadoria técnico-artística)

Parceiros