Seminários THELEME #8: Olhares Aterrorizados: Reflexões sobre Peeping Tom

19 de Abril de 2023 | 15:00-16:30 | Faculdade de Letras U. Lisboa, Biblioteca, Sala B112.D (evento presencial e remoto)

Na próxima sessão dos Seminários THELEME-Interartes & Intermédia 2022-2023, Tiago Ramos (colaborador no CEAUL/ULICES-FLUL) fará uma apresentação sobre “Olhares Aterrorizados: Reflexões sobre Peeping Tom. Seguem abaixo o resumo da apresentação e a nota biográfica do orador.

Respondente: André Dias (ESTC-Lisboa; ESAD-Caldas da Rainha).

Esta sessão terá lugar no dia 19 de Abril, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.D, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).

Resumo:
“Olhares Aterrorizados: Reflexões sobre Peeping Tom

Peeping Tom (1960), de Michael Powell, tem como protagonista Mark Lewis, um operador de câmara que trabalha para um estúdio de cinema britânico. Fora do local de trabalho, Mark anda sempre acompanhado da sua câmara de filmar portátil, mais concretamente de uma Bolex 16mm. É com esse dispositivo fílmico que Mark filma a morte das mulheres que assassina. O seu objectivo, ao filmar a morte das mulheres, é realizar um documentário que seja capaz de captar a derradeira face do medo, estando esta espelhada no rosto das suas vítimas. No entanto, para além de registar os homicídios, a câmara é o instrumento que perpetra a própria violência, uma vez que as vítimas são mortas através da lâmina que Mark acopla ao tripé que segura a câmara de filmar. Tendo isto em consideração, esta comunicação propõe-se a analisar o modo como o discurso desenvolvido por Peeping Tom problematiza questões relacionadas com o olhar mediado por câmaras, a auto-reflexibilidade no cinema e a potência violenta do acto de filmar.

Tiago Ramos é Mestre em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a sua área de investigação incide sobre o cinema e a literatura. É colaborador do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e neste momento prepara um projecto de doutoramento que terá como tema central a forma como o olhar é representado no cinema de terror.