Seminários THELEME-Interartes e Intermédia #7: Viagem ao Cristal: Metáforas da Cristalinidade no séc. XIX

23 de Março de 2023 | 15:00-16:30 | Faculdade de Letras U. Lisboa, Biblioteca, Sala B112.G (evento presencial e remoto)

Na próxima sessão dos Seminários Interartes & Intermédia 2022-2023, Bernardo Ferreira (Doutorando PhDComp; CEComp-FLUL) fará uma apresentação intitulada Viagem ao Cristal: Metáforas da Cristalinidade no séc. XIX. Seguem abaixo o resumo da apresentação e a nota biográfica do orador.

Respondente: Jeffrey Childs (CEComp; Universidade Aberta).

Esta sessão terá lugar no dia 23 de Março, entre as 15:00 e as 16:30, em formato presencial e remoto (sala B112.G, Biblioteca da FLUL; ligação Zoom).

Resumo:
“Viagem ao Cristal: Metáforas da Cristalinidade no séc. XIX”

Tendo como pontos de partida o conto de 1840 de Edgar Alan Poe “The Man in the Crowd” (no qual o narrador entrevê dois objectos, um diamante e uma faca, escondidos debaixo do sobretudo do homem misterioso), e a curiosa publicação simultânea, em 1864, de “Laura, Voyage dans le Cristal,” de George Sand, e “Voyage au Centre de la Terre,” de Júlio Verne, esta apresentação traça tentativamente alguns episódios das mutações da metáfora cristalina ao longo do séc. XIX. Da inauguração do campo de estudos da cristalografia por René Just Haüy, passando pelo amor-cristalização de Stendhal, pela importância do cristal nas artes decorativas do virar do século, até à atribuição do prémio Nobel a William e Lawrence Bragg pela descoberta do método de cristalografia de raios-X, a metáfora do cristal é considerada segundo as relações privilegiadas que mantém (e que privilegiadamente representa) com temas e problemas como a visão, o tempo, a multiplicidade, o inefável. Acima de tudo, debruçamo-nos sobre a forma como o cristal surge uma e outra vez como imagem do leitor e da leitura, como tradução simbólica de perguntas difíceis tais como de que forma se pode ler o mundo, ou de que forma se dá ele a ler?; e claro, mais importante, como fazer disso literatura?

Bernardo Ferreira é aluno do PHDCOMP e membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se encontra a terminar a tese de doutoramento intitulada “Unicorns in the Garden of Reason: List and Worldview.” Licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, e fez o mestrado na Faculdade de Letras, também sobre o tema da lista em literatura. Além de listas, as suas áreas de interesse académico passam pela metaforologia dos cristais e dos cogumelos, e a representação e filosofia da amizade.