Seminários THELEME #1: Pinturas ausentes, textos presentes: reconstruindo a Igreja do Norte de Pequim no século XVII

23 de Outubro de 2024 | 15:00-16:30 | FLUL, Sala B.112D e Zoom (evento híbrido)

Na sessão inaugural da 7.ª edição dos Seminários THELEME-Interartes & Intermedia (2024-2025), Francesca Iorio (doutoranda em História da Arte na Universidade NOVA de Lisboa) fará uma apresentação sobre “Pinturas ausentes, textos presentes: reconstruindo a Igreja do Norte de Pequim no século XVII”. Resumo da sessão e nota biográfica da oradora abaixo.

Respondente: Eugenio Lucotti (Pós-doc, CEComp-FLUL).

Esta sessão decorrerá no dia 23 de Outubro, entre as 15:00 e as 16:30, na Sala B.112D da FLUL e em formato remoto (ligação Zoom).

Resumo:

Esta apresentação explora métodos de reconstrução histórico-artística de complexos arquitetônicos e decorativos desaparecidos, com foco na Igreja do Norte de Pequim (Beitang) como estudo de caso. Utilizando relatos de viajantes e diversas fontes textuais, tanto impressas quanto manuscritas, procura-se reconstruir a aparência original da igreja e dos afrescos perdidos realizados pelo pintor Giovanni Gherardini (1655-1723). A apresentação destaca a importância de cruzar fontes escritas, artísticas e arquivísticas, sim, para ter uma ideia da configuração destes espaços, mas também para compreender como eram percebidos pelas pessoas que os atravessavam e utilizavam.

Francesca Iorio é doutoranda em História da Arte na Universidade NOVA de Lisboa. Foi investigadora visitante de doutoramento na EHESS-CNRS em Paris em 2022, onde colaborou com o grupo de investigação China, Coreia e Japão. A investigação de Francesca centra-se na circulação de artistas dentro da missão jesuíta francesa na China durante os séculos XVII e XVIII, lançando luz sobre as trocas culturais desse período. Participou em numerosas conferências internacionais e para além das suas atividades académicas, Francesca está profundamente empenhada em explorações teóricas e metodológicas no âmbito da história global e dos estudos de género.