Seminários CITCOM/Estudos Queer — Quir Seminar Series: Arquivos LGBTQI+ em Portugal

9 de Julho de 2024 | 15:00-18:00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala: B112.C

Organização: Salomé Honório e Helder Thiago Maia

O “Quir Seminar Series” é um Seminário Permanente, organizado no âmbito do CITCOM, que visa fomentar encontros entre os estudos literários, culturais e artísticos, e os estudos de género e da sexualidade, através de uma perspetiva intersecional e interdisciplinar. Através de encontros com professores, investigadores, ativistas, artistas, escritores, e outres agentes culturais, pretendemos contribuir para a divulgação e o aprofundamento dos estudos queer, transfeministas e decoloniais em Portugal.

Para esta primeira sessão, convidamos a Profa. Anna Klobucka, dos Departamentos de Português e de Estudos de Mulheres e de Género da Universidade de Massachusetts Dartmouth, e Joana Matias, investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, para uma reflexão conjunta sobre arquivos LGBTQIA+ de língua portuguesa, historiografias possíveis da dissidência sexual e desobediência de género em Portugal ao longo do século XX.

Formato: híbrido

Programa
Oradoras: Anna Klobucka (Deparment of Women’s and Gender Studies, University of Massachusetts) e Joana Matias (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa)
Moderação: Salomé Honório (Instituto de Ciências Sociais/Centro de Estudos Comparatistas - Universidade de Lisboa)