CFP — P’ARTE: recolhas poéticas #4 — Sympathy for the Grave

Envio de propostas até 30 de Junho de 2023



A quarta edição da fanzine P’ARTE: recolhas poéticas será um número especial, organizado pelos editores convidados Alexis F. Viegas e Patrícia Sá, e contará ainda com a parceria da Fábrica do Terror. O conceito de «tafofilia», ou o gosto/atração por cemitérios, celebrações fúnebres e rituais da morte, será o tema desta edição e, pela primeira vez, a fanzine estará aberta além da poesia, aceitando obras em prosa nos formatos de conto curto ou microconto, bem como ilustrações e fotografias.

O Dicionário de Psicologia da American Psychology Association define tafofilia como «uma atração mórbida por cemitérios». É verdade que um local que inspira terror pode, igualmente, ser alvo de fascínio? Julia Kristeva argumenta precisamente que essa é a condição do abjeto, e, por isso, esta publicação terá como foco o modo como a arte pode recriar não só as imagens da sepultura, mas também traduzir os sentimentos complexos que esse lugar evoca. O que nos diz a produção de um vivo sobre a morte? Como se representa esse estado de não-vida? Como é que a presença da morte pode transformar um lugar? Que tipos de cemitérios, literais e metafóricos, podem existir?

Inspirado na famosa canção «Sympathy for the Devil», dos Rolling Stones, esta publicação será encabeçada pelo título Sympathy for the Grave. Assim, convidamos todos os interessados a enviar poemas, textos em prosa, ilustrações e/ou fotografias que abordem esta admiração pelos lugares da morte. Convidamos-vos a enviar poemas, textos em prosa, ilustrações e/ou fotografias que abordem esta admiração pelos lugares da morte. Os textos podem ser escritos em português, italiano, inglês, espanhol e francês ou com combinações destas línguas. Aceitaremos, também, textos em outros idiomas acompanhados de uma tradução em qualquer uma das línguas mencionadas. As submissões não têm de ser inéditas, desde que sejam totalmente originais e de autoria própria. Não serão tolerados casos de plágio e/ou utilização indevida de qualquer tipo de conteúdo, resultando em desqualificação imediata.

A data-limite para apresentação de propostas é dia 30 de junho de 2023. Endereço para contactos e envio de propostas: partecec@gmail.com. Poderão encontrar mais informações sobre esta chamada aqui.