Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

lmcardoso@ipportalegre.pt

GrupoMORPHE

Ciência ID0717-5CFA-A4EA

Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Comparada) pela Universidade de Coimbra, com a tese Literatura e Cinema: O Olhar de Jano. Vergílio Ferreira e o Espaço do Indizível (2007). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Foi Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Fevereiro de 2010 – Janeiro de 2018) e Presidente da ARIPESE (Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das ESE – Novembro de 2015 - Abril de 2018). Tem experiência no ensino da Língua e Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Literatura e Cinema, Cinema, Cibercultura, e Literacias. Tem desenvolvido investigação nestas áreas e publicado artigos e capítulos de livros em revistas nacionais e internacionais. Tem realizado pesquisa em projetos ligados à Literatura e Cinema, Inovação Pedagógica no Ensino Superior, Desenvolvimento de Carreira dos Estudantes e Responsabilidade Social. É formador nas áreas da Literatura, Cinema, Literacia Fílmica, e Literacia Digital.

Áreas de investigação

Estudos Comparatistas
Literatura e Cinema
Adaptação
Estudos Fílmicos

Publicações seleccionadas

Cardoso, L. (2023). Literature and Cinema: a narrative palimpsest in Vergílio Ferreira’s novels? In Gant, M. & Relvas, S. (Ed.) Memory, Transition, and Transnationalism in Iberia. Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-9436-X. ISBN (13): 978-1-5275-9436-4.

Cardoso, L. (2021). A arte como cristalização do absoluto e redenção do corpo: sacralidade e efemeridade em Cântico Final, na literatura e no cinema. Revista FronteiraZ. PUC-SP, n. 26, julho 2021. ISSN 1983 – 4373.

Mendes, T. & Cardoso, L. (2021). Sentir perdidamente a paisagem: simbologia e angústia do sujeito em Florbela Espanca – uma leitura literária e fílmica. In Carvalho, A & Raposo, A. (Eds) Alentejo(s) Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura Portuguesa de Ficção. Edições Colibri/CICS.NOVA/FCT/MCTES.

Cardoso, L. (2020). The trilogy of the arquetype: epiphany in the film adaptations of Vergílio Ferreira´s novels. In Gant, M. & Relvas, S. (Ed.) Transcultural Spaces and Identities in Iberian Studies. Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-5953-X. ISBN (13): 978-1-5275-5953-0.

Cardoso, L. (2019). Aprender com o cinema: uma proposta de formação para educadores e professores. In IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019). Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-259-0.

Cardoso, L. e Mendes, T. (2018). Espectro, fulguração e condição humana em Aparição: do romance de Vergílio Ferreira ao filme de Fernando Vendrell. In Cardoso, L., Mendes, T., Oliveira, T., Henriques, L., Barradas, F. (Eds.) Cultura Lusófona Contemporânea. Instituto Politécnico de Portalegre. ISBN: 978-989-8806-28-4

Cardoso, L. & Mendes, T. (2018). Literatura e cinema: irredutibilidade e desejo em Vergílio Ferreira. In I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018). Instituto Politécnico de Bragança.

Cardoso, L. (2016). Literatura e Cinema. O Olhar de Jano. Vergílio Ferreira e o Espaço do Indizível. Edições 70.