Teresa Mendes

teresa.mendes@ipportalegre.pt

GrupoMORPHE

Ciência ID0619-033D-84FA

Teresa Mendes é Professora do Instituto Politécnico de Portalegre. Concluiu o doutoramento em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa em 2009. É membro do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenadora do CEComp Comunidade. É membro da Direção da Associação Portuguesa de Literatura Comparada. Tem experiência no ensino da Língua e da Literatura Portuguesas, da Literatura Infantil, da Didática e da Supervisão Pedagógica, tendo desenvolvido investigação nessas áreas. É autora de livros, capítulos e diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Além de desenvolver projetos de pesquisa nas áreas da literatura e da educação, tem dinamizado cursos e oficinas em áreas como Literatura Infantil, Literatura Comparada, Literatura e Educação Emocional e Educação Literária.

Literatura Infantil e Juvenil
Literatura Comparada
Educação /Formação de professores
Estudos da memória e das emoções

Mendes, Teresa (2021). “Entre a fábula e o aforismo”: o poder inventivo da palavra em Histórias Pequenas de Bichos Pequenos, de Álvaro Magalhães. In Silva, Sara Reis da & Ribeiro, João Manuel Palavras Limpas a Escrita para a Infância e a Juventude de Álvaro Magalhães. Edição Tropelias & Companhia.

Mendes, Teresa (2021). Poética da escrita: Uma retórica da intimidade em Diário Cruzado de João e Joana. In Querte Teresinha C. Mehlecke, Kátia Cilene da Silva, Rodrigo da Costa Araujo (Organizadores). Leituras em educação. São Paulo: Opção livros.

Mendes, Teresa & Cardoso, Luís (2021). Sentir perdidamente a paisagem. Simbologia e angústia do sujeito em Florbela Espanca- uma leitura literária e fílmica. In Carvalho,  Ana Cristina & Raposo, Albertina  (eds.). Alentejo)(s)-Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção. Coleção Literatura e Ambiente. Lisboa: Edições Colibri.

Mendes, Teresa & Mergulhão, Marta (2021). Representações da demência no livro-álbum contemporâneo: uma leitura de A avó adormecida e O avô tem uma borracha na cabeça. In Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia Grave; Lopes, Maria de São Pedro & Brites, Leonel (Ogs.). Emoções, artes e intervenção – perspetivas multidisciplinares. Coimbra: Edições Almedina.

Mendes, Teresa (2020). Literatura, Infância e Emoções: representações das emoções nos livros para crianças. In J. Sousa, M. Santos, M. Lopes (Orgs.). Emoções, Artes e Intervenção.  Leiria: IPL.

Mendes, T. (2020). Literatura Infantojuvenil: leituras e perspectivas. Vila Velha: Editora Cajuína.

Mendes, T. (2020). Aportaciones teóricas y conceptuales en la didáctica de la literatura infantil y juvenil. In Molina, M. (coord.). Didáctica de la literatura infantil y juvenil en educación infantil y primaria. Madrid: Paraninfo.

Mendes, T. (2020). Literatura infantil e formação de leitores em idade pré-escolar utopia ou realidades? In Souza, R, Torrijos, C. e Balça, A. (Orgs.). Brasil, Espanha e Portugal: literatura, práticas educativas e formação docente. S. Paulo: Ed. Educação literária.

Mendes, Teresa (2019). Trajetórias, afinidades e dissonâncias em Eurico, o Presbítero e Ivanhoe. In Gomes, Fernando; Birrento, Ana Clara; Jubilado, Odete & Esteves, Elisa Nunes. Estudos de Literatura: Paisagens do Ser/Landscapes of the Self. Chamusca: Edições Cosmos.

Mendes, T. (2019). Pelos caminhos do inefável: o percurso iniciático em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. In Araújo, R. & Oliveira, W. (Org.). Literatura Infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite. São Paulo: Opção Editora.