Pénélope Patrix

ppatrix@letras.ulisboa.pt

GrupoTHELEME

Ciência ID 9212-6092-8FE8

Pénélope Patrix é investigadora de pós-doutoramento (FCT) no Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Universidade de Lisboa e investigadora associada no Centre d’Études et de Recherches Interdisciplinaire en Lettres, Arts et Cinéma (CERILAC) da Université Paris Diderot. Tem lecionado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Departamento de Artes Plásticas da Université Panthéon-Sorbonne e no departamento de Letras, Artes e Cinema da Université Paris Diderot, onde se doutorou em Letras e Artes (especialização em Literatura Comparada/Artes), com a tese “Imaginaire des bas-fonds et poétique ‘canaille’ dans la chanson urbaine. Le tango et le fado, des marges au patrimoine immatériel” (2014). Em 2015-2016 foi investigadora de pós-doutoramento no Laboratoire d’excellence Création, Arts, Patrimoines (Labex CAP), afiliada ao Centre de Recherches sur les Arts et le Langage (CRAL) da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Em 2016-2017 foi Investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (bolsa FMSH/ICS). A sua investigação atual centra-se nas poéticas e narrativas das canções urbanas, em particular no processo de ‘patrimonialisação’ do fado de Lisboa (mediações / remediações), e numa epistemologia da canção e das poesias performativas (intermedialidade, relações entre texto, musica e voz, desafios do comparatismo). No CEC, está integrada nas atividades do grupo THELEME – Estudos Interartes. Desde 2009, tem organizado e participado em diversas manifestações e publicações em relação à canção moderna e contemporânea, às poesias orais e performativas, ao Patrimonio Cultural Imaterial e a patrimonialisação da cultura popular, às artes e poéticas marginais ou subalternas, e às relações entre letras, artes e antropologia, em França, Portugal e no Brasil.

Canção
Poesia performativa
Imaginários urbanos
Intermedialidade
Etnopoética

“Le répertoire du fado ou la tradition en action”, 2016, Intermédialités/Intermedialities, vol​. 28-29, “Refaire / Redoing”, Université de Montréal, (online).

“Exposer la voix. Médiatisations du fado au Musée du Fado de Lisbonne ”, 2017, Cahiers du LABEX CAP, vol. 5, “Transactions Patrimoniales”, Presses Universitaires de la Sorbonne, 2017 (no prelo).

“Le Fado, ‘patrimoine immatériel’ : vivant ou monument ?”, 2015, in Isabelle Barbéris (ed.), L’archive dans les arts vivants. Performance, danse, théâtre, Presses Universitaires de Rennes, coll. «Le Spectaculaire», 2015, pp. 148-157.

“De Villoldo à Gardel, changement de rythme et effets poétiques dans la chanson tango”, 2013, Cahiers de Littérature Orale, n° 73-74, “D’un rythme à l’autre”, pp. 157-176 (online).